Animadores reclamam sobre os salários na indústria do anime: Netflix e HBO Max estão envolvidos na polêmica

O que está ocorrendo com a profissão?

A polêmica em relação aos salários estagnados dos animadores no Japão continua a crescer. Ainda mais agora que a HBO Max está tentando monopolizar o mercado adicionando novas e antigas franquias de anime ao seu catálogo, como forma de competir com serviços de streaming como Netflix, Crunchyroll, e Funimation.

https://twitter.com/x_Zombiefish_x/status/1429126032242757634?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1429126032242757634%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fcomicbook.com%2Fanime%2Fnews%2Fanime-global-growth-backlash-industry-wages%2F

O animador Zombie Fish falou sobre seu tempo como animador trabalhando na indústria de anime no seu Twitter e, segundo ele, os salários dos profissionais muitas vezes podem ser menores do que os salários dos funcionários de lojas de varejo.

Recentemente, outros animadores também tem se manifestado sobre as condições de trabalho excessivo e pouco remunerado, como o animador do estúdio MAPPA, Ippei Ichii, que comentou sobre uma polêmica que surgiu entre a Netflix e o estúdio, responsável por sua série original Yasuke:

“Para evitar mal-entendidos, devo dizer que meu problema é com a Netflix. Apesar de todo o capital exorbitante que eles têm, é um problema que eles tenham começado a fazer pedidos com taxas tão baixas. É possível que os preços sejam ainda mais baixos do que uma série de TV.”


Outros animadores freelance reforçaram e apoiaram a raiva de Ichii, assim como os “internautas” que têm apoiado cada vez mais os animadores. (via Comic Book)

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]