Record TV sofre mais um ataque hacker e sites da emissora ficam indisponíveis

Emissora foi atacada pela segunda vez.

Record TV – Foto: Reprodução/Redes Sociais
Record TV – Foto: Reprodução/Redes Sociais

A emissora ‘Record TV’ está sofrendo novamente com ataques de hackers. Na tarde deste sábado (15), os sites da empresa ficaram indisponíveis. Desde a semana passada, os sistemas de produção e exibição estão de posse de invasores, que exigiram um resgate em dinheiro.

Segundo o portal Notícias da TV, o ataque foi feito pelo grupo hacker “Cynosure Team”, que assumiu a autoria em mensagens de conversas no Telegram. Além dos sites oficiais da emissora paulista, os portais da Record TV Rio e de afiliadas da Record no estado carioca também foram invadidos e retirados do ar.

Foi a segunda vez que o grupo ataca a emissora de televisão. Neste ano, os hackers invadiram e tiraram do ar o site da RedeTV!. Ao longo de 2022, o grupo praticou o mesmo ato em sites de partidos políticos, a exemplo do PSL (Partido Social Liberal).

Ataque pegou emissoras locais da RecordTV de surpresa

O fato pegou de surpresa as TVs locais da Record, que já informaram o ocorrido a executivos da sede da emissora, em São Paulo. Conforme o portal, nos bastidores da emissora principal, um novo problema deste tipo era esperado, justamente porque outras áreas do sistema estavam desprotegidas por conta do problema maior na televisão.

Além de tudo isso, o grupo hacker invadiu o sistema da Polícia Civil de São Paulo e fez vazamento de dados do órgão público nas redes sociais. O caso ainda permanece sob investigação. A princípio, o Cynosure ainda não fez qualquer pedido de resgate em dinheiro.

Jornalista formado pela UFPB. Amo ciência, filosofia e, acima de tudo, o estilo de vida do imperador Marco Aurélio. E-mail: [email protected]