Mulheres Apaixonadas: Cena da morte de Fernanda será exibida na íntegra nesta sexta; relembre a gravação

Fernanda (Vanessa Gerbelli) em Mulheres Apaixonadas - Foto: Globo
Fernanda (Vanessa Gerbelli) em Mulheres Apaixonadas – Foto: Globo

Uma das cenas mais icônicas da teledramaturgia brasileira está de volta para emocionar os telespectadores. Nesta sexta-feira (13), a reprise da novela “Mulheres Apaixonadas” no programa “Vale a Pena Ver de Novo” traz à tela o marcante tiroteio que vitimou Fernanda (interpretada por Vanessa Gerbelli) com uma bala perdida, um momento que aconteceu no elegante bairro do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. A sequência, que na versão original teve pouco mais de seis minutos no ar, demandou mais de cinco dias de preparação e gravação.

Em 2003, a Rede Globo escolheu o tradicional bairro do Leblon, cenário comum das tramas do renomado autor Manoel Carlos, como locação para essa cena marcante. O diretor Rogério Gomes, conhecido como Papinha, enfrentou um desafio complexo, pois teve que interromper o trânsito em uma terça-feira, 5 de agosto daquele ano, para realizar as gravações. As ruas no entorno da Avenida Ataulfo de Paiva foram fechadas, e as gravações começaram às 10h, após dias de ensaios.

A escolha de retratar a violência atingindo um bairro nobre gerou controvérsia. Segundo reportagem publicada hoje pelo “Notícias da TV”, a Associações locais manifestaram preocupação com a exibição da cena, temendo afastar turistas. No entanto, o autor Maneco manteve sua posição, argumentando que a violência não conhece barreiras sociais.

Gravação da cena em Mulheres Apaixonadas atraiu mil pessoas

No dia da gravação, cerca de mil pessoas estavam presentes, testemunhando uma produção de grande porte com 400 profissionais envolvidos, mais de 120 carros, cinco câmeras e mais de 500 tiros de festim. O diretor solicitou que os fotógrafos evitassem flashes para manter o realismo da cena, mas um incidente menor exigiu uma refilmagem nos Estúdios Globo.

Helena (Christiane Torloni) e Téo (Tony Ramos) em Mulheres Apaixonadas - Foto: Globo
Helena (Christiane Torloni) e Téo (Tony Ramos) em Mulheres Apaixonadas – Foto: Globo

Apesar das controvérsias e desafios, a cena impactante culminou em um momento de silêncio e, posteriormente, em aplausos do público para os atores Vanessa Gerbelli e Tony Ramos, que interpretavam Fernanda e Téo, personagem também atingido pelas balas, respectivamente. Foi um momento marcante, demonstrando o poder da televisão em capturar e envolver a audiência em narrativas complexas e impactantes. “Mulheres Apaixonadas” continua a deixar sua marca na história da televisão brasileira, relembrando a potência das emoções e a habilidade de tocar os corações do público.

Redator com passagens pelo MAZE Blog (MTV), Cenapop (UOL), Splash (UOL) e Bolavip Brasil, além de apresentador e roteirista no Canal Cinco Tons, no YouTube. É editor-chefe do Hit Site desde 2022. E-mail: [email protected]