Guilherme Del Toro fala sobre “racismo sutil” após cerimônia do Oscar

O diretor levou o prêmio por sua animação "Pinóquio".

Guilherme Del Toro Oscar 2023
Reprodução/Internet

Guilherme Del Toro saiu vitorioso do Oscar 2023, com o prêmio de “Melhor Animação” para a sua produção “Pinóquio”. Após a cerimônia, o diretor conversou com a imprensa e revelou seu amor pela construção de narrativas fantasiosas. Além disso, ele debateu brevemente sobre o “racismo sutil” na indústria.

“É importante que a animação seja feita por pessoas que recebem licença, que recebem permissão para serem tratadas como artistas, não apenas como técnicos”, disse o cineasta “Esta é uma forma de arte que foi mantida, comercial e artisticamente, na mesa das crianças por tanto tempo.”

“Toda vez que você faz um trabalho como latino ou minoritário, você não está sozinho. E o primeiro dever da representação é fazê-lo muito bem”, disse Del Toro ao falar sobre cineastas mexicanos. “Há muito racismo sutil. … Há um teto de vidro e você tem que continuar pressionando o tempo todo”.

Confira alguns detalhes sobre o foco do momento: Oscar 2023

A cerimônia da mais famosa premiação da indústria cinematográfica aconteceu no último domingo, 12 de março, em Los Angeles. Os principais nomes do mercado audiovisual se reuniram para celebrar as melhores performances do ano de 2022 e dessa vez, sem muitas emoções conturbadas como no ano passado com o tapa de Will Smith em Chris Rock.

“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” foi o filme mais indicado nessa edição e levou a estatueta de “Melhor Filme”, além de levar a estatueta de “Melhor Atriz”, pela performance de Michelle Yeoh, “Melhor Ator Coadjuvante” pela atuação de Ke Huy Quan”, Jamie Lee Curtis também venceu como “Melhor Atriz Coadjuvante” e os diretores do longa Daniel Kwan e Daniel Scheinert ganharam a “Melhor Direção”. O filme também ganhou o prêmio de “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Edição”.

A premiação também trouxe novidades como o trailer de “A Pequena Sereia”, além de performances emocionantes, uma delas foi da cantora Rihanna que performou “Lift Me Up” do filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. Para saber a lista completa dos vencedores, clique aqui.

Estagiária, produtora de conteúdo, uma garota que ama séries, filmes, livros e música e fala muito sobre histórias. A minha história está lá no Instagram! E-mail: [email protected]