Taylor Swift é processada por plágio pelo livro que acompanha o álbum ‘Lover’

Teresa La Dart processa Taylor pelo álbum lançado em 2019

Taylor Swift
Taylor Swift

Como divulgado pelo Daily Mail, Taylor Swift está sendo processada por uma autora chamada Teresa La Dart que afirma que o livro de Swift que acompanha o seu álbum de 2019 ‘Lover‘ copiou elementos do livro de mesmo nome.

Em uma queixa apresentada no tribunal federal do Tennessee em na últiam terça-feira, 23 de agosto, La Dart alega que “uma série de elementos criativos” de seu livro, no qual conta com uma coleção de “poemas, anotações e fotos” auto-publicada em 2010 – foram copiados no livro de Taylor.

No arquivo divulgado pelo Daily Mail, La Dart alega que Taylor copiou “a vibração e o design” de seu livro, assim como seu “formato” de “uma lembrança dos anos passados ​​​​memorizada em uma combinação de componentes escritos e pictóricos”.

Em suas alegações, ela ainda refere-se especificamente às semelhanças de ambos os livros que compartilham um título, tendo capas que usam “rosa pastel e azul”, imagens de seu autor “fotografadas em uma pose para baixo” e os designs compostos por “fotografias e escritos intercalados”.

Em uma declaração compartilhada com a Pitchfork, o advogado de La Dart disse que sua cliente “sente fortemente que seu trabalho completo precisa ser comparado com o [de Swift] antes que uma conclusão seja feita aqui”.

Eles acrescentaram que a decisão de apresentar a queixa “não foi tomada nem tomada de ânimo leve, considerando que o outro lado é bastante formidável”, e eles “esperam que as massas possam entender essas questões da perspectiva dela”.

Universidade abrirá curso para estudar composições de Taylor Swift

Recentemente, Universidade do Texas (UTA) em Austin, anunciou um novo curso para estudar as composições de Taylor Swift chamado de “The Taylor Swift Songbook” e a verá sendo lida ao lado de nomes como Shakespeare.

O curso começará no outono estadunidense e em textos iniciais para o curso incluem seus álbuns feitos no lockdown de 2020 ‘Folklore‘ e ‘Evermore‘, além do ‘Lover‘ de 2019 e a sua regravação ‘Taylor’s Version‘ do disco ‘Red‘.

Em uma descrição no site da UTA, o curso diz que usará “a composição do ícone da música pop Taylor Swift para introduzir leitura crítica literária e métodos de pesquisa – habilidades básicas para o trabalho em literatura inglesa e outras disciplinas de humanidades“.

Focando na música de Swift e nos contextos culturais em que ela e sua carreira estão situadas, consideraremos referenciais para a compreensão de sua obra, como forma poética, estilo e história entre vários assuntos e questões teóricas importantes para contextualização como praticamos leitura atenta e aprofundada, avaliando fontes secundárias e construindo argumentos fortes”, acrescenta o site.

Em maio deste ano, Taylor fez uma participação na formatura para a turma de 2022 da Universidade de Nova York ao discursa depois de também receber um doutorado honorário no Yankee Stadium da cidade.