Revista explica sobre indicação de Doja Cat ao Oscar por “Vegas”

A faixa faz parte da trilha sonora de “Elvis"

Doja Cat
Doja Cat

Uma das grandes dúvidas que rondam a próxima edição do Oscar é se “Vegas” interpretada por Doja Cat para trilha sonora do filme Elvis, cinebiografia de Baz Luhrmann, poderá concorrer em Melhor Música Original.

A versão comercial de três minutos e meio de “Vegas”, interpola o clássico dos anos 1950 “Hound Dog”, mesmo que na maioria das vezes apenas é repetido a famosa frase lírica “you ain’t nothin’ but a…” (você não é nada além de uma…).

Por causa disso, os compositores originais de “Hound DogJerry Leiber e Mike Stoller são co-creditados como escritores em “Vegas” junto com Doja Cat, David Sprecher e Roget Lufti Chahayed, no quais são um dos produtores.

De acorod com a Variety, a questão para os jurados do Oscar é se ela ela atende aos critérios da Academia, pois ss regras da Academia afirmam que qualquer indicado “deve ser o resultado de uma interação criativa” entre cineastas e compositores “que foram contratados para trabalhar diretamente no filme”.

Porém Leiber morreu em 2011, e enquanto Stoller ainda está vivo, porém fontes dizem para revista que ele não estava diretamente envolvido com o filme. Ambos escreveram a faixa em 1952 para Big Mama Thornton, logo depois Elvis Presley gravou em 1956.

Uma segunda regra do Oscar é eliminar Leiber e Stoller de consideração, ela diz: “Expressamente excluídos da elegibilidade estão… contribuidores parciais (ou seja, qualquer escritor que não seja responsável pela concepção geral do trabalho)”.

Porém um respeitado membro veterano do ramo disse para Variety acreditar que todos esses problemas podem não significar necessariamente uma desqualificação automática.

Ele apontou que essas questões raramente são claras e que o comitê executivo do ramo provavelmente debaterá isso se houver uma dúvida sobre elegibilidade.

As submissões de música devem ser entregues para Acdemia em 1º de novembro, e o comitê executivo da filial começará a avaliar as questões naquele mês. A revista ainda destacou que espera-se que a Warner Bros insira a música para consideração e os executivos do estúdio esperam um resultado positivo.

Diretor de “Elvis” insinua lançamento de “Viva Las Vegas” com Britney Spears

Em uma nova entrevista à Rolling Stone, Baz Luhrmann, diretor do filme “Elvis“, falou sobre um remix da faixa de Elvis Presley,Viva Las Vegas” com Britney Spears, revelando que pretende fazer esse lançamento acontecer.

O remix aparece no filme e mistura a faixa de Elvis com o hit de 2003 de Britney, ‘Toxic‘, mas a versão apresentada na produção foi deixada de fora da trilha sonora oficial lançada do filme.

Porém, na entrevista, Baz disse que agora era seu “compromisso” tentar fazer com que a versão da música fosse lançada: “Há muito amor, muito amor intenso pela faixa de Britney/Elvis no filme, e é meu compromisso tentar [lançar a música]”.

Recentemente, a cantora fez seu grande retorno para música após seis anos, ela participou da parceria “Hold Me Closer” com Elton John que combina as letras das músicas do astro britânico, “Tiny Dancer” e “The One“.