Especial da MUBI homenageia o diretor surrealista Luís Buñuel

Um dos maiores expoentes do surrealismo em todas as artes, Luís Buñuel é tema de uma mostra especial na MUBI.

Cena de O Discreto Charme da Burguesia, de Luís Buñuel - Foto: MUBI
Cena de O Discreto Charme da Burguesia, de Luís Buñuel – Foto: MUBI

O mestre surrealista e herói subversivo Luís Buñuel é o homenageado do mês de janeiro na MUBI. Seu primeiro filme, A Idade do Ouro, de 1930, já está disponível na plataforma, no especial Objetos Obscuros do Desejo: Os Filmes de Luís Buñuel. Chegam respectivamente, nos dias 16 e 23/1, os clássicos O Discreto Charme da Burguesia e Esse Obscuro Objeto do Desejo.

Espanhol naturalizado mexicano, foi fortemente influenciado por Salvador Dalí, com quem trabalhou. Com roteiros fora do comum e situações chocantes, sua obra excêntrica contrapõe conceitos de comportamento social, dogmas católicos e sexualidade.

Confira a programação dos filmes de Luís Buñuel

A Idade do Ouro (1930) – já disponível – Provocante e essencial, marca a estreia de Buñuel no cinema. Um homem e uma mulher completamente apaixonados um pelo outro tentam consumar seu amor, mas as tentativas são frustradas por suas famílias, pela Igreja e pela sociedade burguesa. O roteiro foi inspirado num romance do Marquês de Sade e codesenvolvido por Salvador Dalí.

O Discreto Charme da Burguesia (1972) – disponível a partir de 16/1
Nesta comédia fantástica, seis pessoas de classe alta sentam-se para um jantar luxuoso, que é continuamente adiado por eventos reais e imaginários – de ataques terroristas a aparições fantasmagóricas. A linha entre a realidade e os sonhos torna-se incerta e o banquete, um inferno. No elenco, Bulle Ogier (A Terceira Geração), Fernando Rey (Don Quixote) e Jean Pierre Cassel (Mulheres Diabólicas).

Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977) – disponível a partir de 23/1
Mathieu, um rico francês de meia-idade, apaixona-se por sua camareira de 19 anos, Conchita. Assim, começa um jogo de poder: ele tenta conquistar o afeto da garota enquanto ela manipula seus desejos carnais. Indicado ao Oscar de 1978, nas categorias melhor filme internacional e melhor roteiro adaptado, é estrelado por Fernando Rey, Carole Bouquet (007 – Somente Para Seus Olhos) e Ángela Molina (Abraços Partidos).

Cena de Esse Obscuro Objeto do Desejo, de Luís Buñuel - Foto: MUBI
Cena de Esse Obscuro Objeto do Desejo, de Luís Buñuel – Foto: MUBI