Entenda a morte sem sentido de Jonathan Kent em ‘O Homem de Aço’

Um dos maiores quebra-cabeças de "O Homem de Aço" chegou quando Jonathan Kent (interpretado por Kevin Costner) não deixou seu filho adotivo salvá-lo de um tornado. Jonathan está determinado a salvar o cachorro da família.

Um dos maiores quebra-cabeças de “O Homem de Aço” chegou quando Jonathan Kent (interpretado por Kevin Costner) não deixou seu filho adotivo salvá-lo de um tornado. Jonathan está determinado a salvar o cachorro da família.

No entanto, ele não quer ser salvo, porque quer que Clark mantenha seus superpoderes escondidos. 

Tudo isso parece desajeitado e desnecessário – o público assistiu Superman voar tão rápido que ele inverte a órbita da Terra, entrar em um tornado, resgatar seu velho e voltar sem que ninguém perceba no caos da tempestade parece tão desafiador quanto uma pessoa normal pegando sua lavanderia a seco.

Quando Jonathan levanta a mão em protesto, permitindo que a tempestade o leve embora, pode ser uma das mortes mais idiotas da história do cinema de super-heróis. Qualquer ponto que Zack Snyder está tentando fazer está praticamente perdido no dano colateral de mais uma cena de ação baseada em CGI.

Compare este momento com a cena calma e terna de Pa Kent (Glenn Ford) dizendo “oh não” e desmaiando de um ataque cardíaco em “Superman: O Filme”. Pequenas batidas de personagens percorrem um longo caminho para transmitir grandes emoções, e todo o espetáculo CGI do mundo nunca mudará isso.

Jornalista, colunista/comentarista de cinema, correspondente freelance de veículos portugueses, pesquisador (Geografia Popular - IGDEMA/UFAL), bacharelando em Geografia (IGDEMA/UFAL) e editor/criador do Cinema e Geografia (CINEGEO). 6 vezes nomeado ao Prêmio Ibest.