“No dia da Consciência Negra, a onça virou tigre”, diz Iza ao publicar foto com a camisa da seleção brasileira

A cantora arrancou elogios nas redes sociais.

Iza – Foto: Reprodução/Instagram
Iza – Foto: Reprodução/Instagram

Neste domingo (20), Iza publicou uma foto em que aparece vestindo uma camisa “diferente” da seleção brasileira. O registro coincide com o Dia da Consciência Negra e a abertura da Copa do Mundo, no Catar.

Nas imagens publicadas em seu Instagram, ela aparece sem maquiagem, com a camisa do Brasil. Por sua vez, no lugar do escudo da CBF, está o rosto de um tigre, em homenagem ao jogador de futebol Arthur Friedenreich.

“No dia da consciência negra, a onça virou tigre. Pra torcer pro Brasil, a camisa é a do Tigre. Uma homenagem ao grande Arthur O Tigre’ Friedenreich, nosso grande craque brasileiro, que foi impedido de defender a seleção por uma atitude racista. Hoje, 20 de novembro, é mais importante do que nunca celebrar a excelência negra no esporte, lembrar as injustiças do passado para que elas nos inspirem a exaltar as nossas glórias hoje. Bom dia pra gente, meus talismãs!”, escreveu ela na publicação.

Quem era Friedenreich, que Iza cita

O rapaz era filho de uma lavadeira negra brasileira e um comerciante branco alemão. El Tigre, como também era conhecido, fez história no futebol paulista no século XX, mas terminou a carreira no Flamengo.

Ele foi considerado o jogador com mais gols na história do futebol, com 1329 gols, 46 a mais que os 1283 marcados pelo rei, Pelé. Porém, levando em conta apenas partidas oficiais, André possui menos de 400 tentos marcados.