Letícia Cazarré revela lesões da filha e esperança em plasticidade cerebral

Maria Guilhermina (1) já passou por algumas cirurgias devido à Anomalia de Ebstein, uma anomalia rara no coração

Letícia Cazarré - Foto: Reprodução / Instagram
Letícia Cazarré – Foto: Reprodução / Instagram

A jornalista Letícia Cazarré publicou um desabafo em seu Instagram, na segunda-feira (14), sobre o estado de saúde da quinta filha com Juliano Cazarré. Maria Guilhermina (1) já passou por alguns procedimentos cirúrgicos e tem lesões decorrentes da Anomalia de Ebstein.

“Minha filha Maria Guilhermina de Guadalupe também depende de um respirador para viver. Ela também teve lesões neurológicas que danificaram partes do seu cérebro. Ela não consegue engolir, nem se alimenta pela boca (ainda!). Mas nenhum médico brasileiro jamais se atreveu a prever que ela não vai conseguir recuperar parte ou todas as funções. Pelo contrário, todos eles falam sobre plasticidade cerebral e todos lutam para ver Maria Guilhermina avançar cada vez mais rumo à independência”, escreveu Letícia.

A plasticidade cerebral é definida como a capacidade do cérebro das crianças de se adaptar e evoluir de acordo com o ambiente, aprendendo e se desenvolvendo. Está presente por toda a vida, mas principalmente nos primeiros seis anos. Recentemente, a bebê quase foi internada pelo terceiro fim de semana seguido. “Tentando me recuperar da tensão de sexta e sábado”, revelou Letícia, que está grávida do sexto filho.

https://www.instagram.com/p/CzELkZsOhCJ/?img_index=1

“Tentando me recuperar da tensão de sexta e sábado. Pelo terceiro fim de semana seguido, Maria Guilhermina ficou muito perto de ser internada. Pode ser uma infecção mal curada, alergia alimentar, não sabemos ainda. Para mim é sempre um baque! Não consigo postar nada, mas espero que essa semana possa voltar ao trabalho e rotina normais”, disse. Além de Maria Guilhermina, o casal tem Vicente, de 11 anos, Inácio, de 10, Gaspar, de 3 e Maria Madalena, de 2. Em setembro, Letícia refletiu sobre a evolução de seus filhos e pontuou sobre como a caçula, na época internada na UTI, é forte e resiliente.

Jornalista formado pela UFPB. Amo ciência, filosofia e, acima de tudo, o estilo de vida do imperador Marco Aurélio. E-mail: [email protected]