José Dumont é preso no Rio de Janeiro; ator é investigado por estupro e pedofilia

Ator, que fez carreira na Globo, foi preso em flagrante e levado para a delegacia

José Dumont foi preso nesta quinta-feira (15/09) - Foto: Reprodução / YouTube
José Dumont foi preso nesta quinta-feira (15/09) – Foto: Reprodução / YouTube

O ator José Dumont, que fez carreira no teatro, cinema e televisão, foi preso nesta quinta-feira (15/09) no Rio de Janeiro. O artista de 72 anos é acusado de estupro de vulnerável e pedofilia. As informações são do site ‘Notícias da TV’, do UOL, e confirmadas pela Delegacia da Criança e Adolescente Vítima.

Segundo as primeiras informações, Dumont teria mantido um relacionamento com um adolescente de 12 anos. Ele ofereceu ajuda financeira à vítima, e com isso passou a se envolver com ela. Beijos e carícias íntimas entre os dois foram flagrados por uma câmera de segurança, e as imagens deram base para a abertura de uma investigação criminal.

A partir disso, a justiça autorizou uma busca e apreensão na casa de José Dumont, cumprida hoje. Durante a operação, os policiais encontraram vídeos e fotos de teor sexual envolvendo adolescentes. Nesse momento, o ator teve a prisão decretada em flagrante. Ele foi levado para a delegacia, e permanece à disposição da justiça. Até o momento, advogados do artista não se manifestaram.

Trajetória de José Dumont

José Dumont é natural de Bananeiras, na Paraíba. Começou a sua carreira no cinema, em ‘Morte e Vida Severina’, de 1977. A obra, baseada no livro de João Cabral de Melo Neto, foi transposta para a televisão, pela Globo, em 1981 — e marcou a estreia do ator nessa mídia. No cinema, começou em ‘O Sonho, Caso Especial’, escrita e dirigida por Gianfrancesco Guarneri.

Fez boa parte de sua carreira televisiva na Globo, atuando em novelas e minisséries, e, ao mesmo tempo, manteve intenso trabalho no cinema, onde se tornou um dos atores mais premiados do país. Entre os longas-metragem, estão ‘Narradores de Javé’, ‘Kenoma’, ‘Memórias do Cárcere’, ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Cidade Baixa’, entre outros. Na TV, seus últimos trabalhos foram em ‘Nos Tempos do Imperador’, onde interpretou Coronel Eudoro Mendes, e na novela ‘Todas as Flores’, que vai estrear no Globoplay.