José de Abreu fez comentários no Twitter
O ator José de Abreu foi condenado a pagar uma indenização de R$ 35 mil a Carlos Vereza, em decorrência de ofensas proferidas nas redes sociais. A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e noticiada por Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Em janeiro de 2020, José de Abreu fez publicações no Twitter nas quais chamou Vereza de “sem caráter”, “esclerosado” e “fascista”. Além disso, o ator acusou Vereza de agredir uma colega com uma bengala durante a novela “Corpo Dourado”.
Na ocasião, José de Abreu disse: “Meu caro colega Carlos Vereza. Achei muito bonito seu apelo para que eu respeite Regina Duarte, mas infelizmente eu não respeito nem fascistas, nem quem os apoia, como você e ela. Achei bonita sua hipocrisia, sua falta de caráter e memória, digna de um esclerosado que costuma falar.”
Juíza deu razão a Carlos Vereza e condenou ator
Carlos Vereza alegou que as publicações lhe feriram a honra e moveu uma ação judicial, buscando uma indenização por danos morais e uma retratação pública por parte de Abreu. O autor das postagens argumentou que estava exercendo seu direito à liberdade de expressão e que suas manifestações eram “cobranças democráticas”.
A juíza Flávia Viveiros de Castro julgou procedente a ação de Carlos Vereza e destacou que as publicações de Abreu ultrapassaram os limites da crítica e da ironia, caracterizando um discurso de ódio motivado pela diferença política entre as partes.
Além da indenização de R$ 35 mil por danos morais, José de Abreu foi ordenado a realizar uma retratação pública na mesma rede social onde as ofensas foram proferidas. Até o momento, José de Abreu não emitiu nenhum pronunciamento a respeito da decisão judicial.