Chris Hemsworth fala sobre desafio genético após descobrir predisposição para desenvolver Alzheimer

Chris Hemsworth fala sobre a descoberta de gene de alto risco e adota medidas preventivas para combater a doença neurodegenerativa

Chris Hemsworth - Foto: Reprodução / Instagram
Chris Hemsworth – Foto: Reprodução / Instagram

Ator relembra surpresa com teste

Chris Hemsworthtambém conhecido como o Thor dos filmes da Marvel — está atualmente engajado em uma batalha preventiva contra o Alzheimer, após descobrir, em 2022, que possui o gene APOE e4, associado a um aumento significativo no risco de desenvolver a doença neurodegenerativa.

A revelação ocorreu durante as gravações da série “Limitless with Chris Hemsworth”, uma produção da NatGeo que explora o tema da longevidade. O teste genético revelou que o ator possui duas cópias do gene de alto risco, aumentando suas chances de desenvolver Alzheimer em até 10 vezes.

Essa notícia impactante foi um verdadeiro choque para Chris Hemsworth, que, mesmo consciente de que ter o gene não garante o desenvolvimento da doença e vice-versa, expressou surpresa ao perceber a vulnerabilidade de sua própria saúde cerebral.

Chris Hemsworth vai tirar um tempo para cuidar de seu corpo

Em nova entrevista para a Men’s Health, Chris Hemsworth comentou sobre o resultado do teste. “Você está constantemente pensando que viverá para sempre, especialmente quando jovem. Então, saber que isso poderia ser o que poderia acabar comigo foi tipo, uau, isso meio que me surpreendeu”.

Diante desse desafio genético, Hemsworth não se abateu, transformando a situação em um estímulo para promover mudanças em seu estilo de vida. O ator enfatizou a importância de adotar práticas saudáveis para o cérebro, destacando que qualquer esforço em prol da saúde cerebral beneficia o restante do corpo.

“Foi um bom chute na bunda e um lembrete para fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ter a melhor chance de lutar [contra a doença, se desenvolver Alzheimer]”, ponderou o ator, que passou a dedicar um tempo maior para cuidar do seu corpo.

Estou incorporando mais solidão à minha vida. Sempre fui bastante consistente com meus compromissos de exercícios, mas ultimamente tenho realmente sentido a importância de reservar um tempo para mim mesmo.

Chris Hemsworth

O resultado do exame também fez com que Chris Hemsworth também passasse a prestar mais atenção na regularidade de seu sono e no quanto usa os aparelhos eletrônicos como o celular. “Isso [o risco aumentado de ter Alzheimer] me fez pensar sobre meus filhos e como eles estão crescendo e as coisas estão mudando tão dramaticamente, e eu quero sentar, quero absorver isso. Não quero mais correr. Quero estar bem aqui e apreciar tudo o que está diante de mim”, encerrou o artista.

Chris Hemsworth e seus filhos gêmeos
Chris Hemsworth e seus filhos gêmeos – Foto: Reprodução / Instagram