Chef francês Olivier Anquier fala sobre paixão pelo Brasil: “Nunca mais voltei para a França”

O chef comenta sobre como veio parar no Brasil, ainda nos anos 70

Olivier Anquier fala sobre vinda ao Brasil
Olivier Anquier fala sobre vinda ao Brasil – Foto: Reprodução / Instagram

O ‘Sensacional’ (RedeTV!) desta quinta-feira (1º) recebe no palco o chef Olivier Anquier. Natural da França, o convidado de Daniela Albuquerque revela à atração, exibida às 23h05, o que o fez trocar seu país de origem pelo Brasil. “A França deve ser um dos lugares que mais tem carinho para com os brasileiros, isso não é de hoje. Então sempre fui banhado pela música, pela Amazônia, índios…Tudo me fez sonhar, assim como a milhares de franceses”, comenta

Olivier conta que na década de 1970, ainda em Paris, conheceu o DJ carioca Ricardo Amaral, de quem se tornou grande amigo. Com isso, a admiração pelo Brasil cresceu ainda mais e o Rio de Janeiro virou o destino de suas férias que, a princípio, eram de pouco menos de 30 dias: “Nunca mais voltei, estou de férias até agora. 43 anos (…) Foi a primeira viagem internacional, fora da Europa, que eu fiz na minha vida. Uma só“, afirma o francês, hoje aos 62.

Olivier Anquier ao lado de Daniela Albuquerque - Foto: Reprodução / RedeTV!
Olivier Anquier ao lado de Daniela Albuquerque – Foto: Reprodução / RedeTV!

No bate-papo, o convidado de Dani Albuquerque pondera que na época precisou arrumar uma forma de se manter em solo brasileiro, iniciando assim sua carreira como modelo. A visibilidade com o trabalho fotográfico, o levou à televisão, onde também ganhou notoriedade.

Olivier Anquier não se via na TV

Entre seus trabalhos mais marcantes está a participação no quadro de jurados de um reality gastronômico no SBT, emissora de Silvio Santos, onde permaneceu por quase cinco anos. “Nunca planejei nada na vida, mas como falo: ‘A vida nós plantamos todos os dias sem perceber, subconscientemente [plantamos] as sementes das oportunidades de amanhã’. Na televisão, eu não imaginei”, compartilha Olivier Anquier sobre a despretensão de trabalhar nas telinhas.

Pai de três filhos, dois destes frutos do seu ex-relacionamento com a atriz Débora Bloch, o chef relembra que a gastronomia entrou em sua vida após descobrir sobre a gravidez de sua primogênita. “A partir deste momento, tem um interruptor que te faz entender que a vida vai mudar e que você vai viver para aquilo que está chegando. E foi nesse momento que tomei consciência que eu tinha que fazer algo mais sólido, aí decidi levantar a bandeira profissional da família do lado da minha mãe, que é a panificação”.

Redator com passagens pelo MAZE Blog (MTV), Cenapop (UOL), Splash (UOL) e Bolavip Brasil, além de apresentador e roteirista no Canal Cinco Tons, no YouTube. É editor-chefe do Hit Site desde 2022. E-mail: [email protected]