Após nova fake news, Regina Duarte é advertida pelo Instagram

Nas imagens, bolsonaristas tentam culpar petistas pelos atos de 8 de janeiro.

Regina Duarte – Foto: Reprodução / Twitter
Regina Duarte – Foto: Reprodução / Twitter

A atriz Regina Duarte recebeu notificação de advertência do Instagram por compartilhar uma nova fake news sobre os atos de 8 de jnaeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília. No perfil dela, a rede social mostra um vídeo com o “aviso” de que a gravação “contém imagens que a mídia não irá mostrar”.

Nas imagens, aparece apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) destruindo o patrimônio público. No entanto, eles tentam culpar apoiadores do presidente, Luís Inácio Lula da Silva (PT), em uma narrativa que ganhou força nos últimos dias em grupos bolsonaristas.

Além de marcar a postagem, o Instagram alertou que ela tem espalhado notícias falsas. O conteúdo replicado pela atriz foi analisado por verificadores independentes de outras publicações para atestar a falsidade.

Regina Duarte é punida por rede social

Usando as redes sociais para compartilhar diversas publicações a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, Regina Duarte acabou sendo punida pela própria rede social, que emitiu um comunicado sobre a publicação de informações falsas.

O aplicativo afirmou que a veterana da TV esteve postando diversas desinformações, o que pode desencadear na perda de seguidores. A mensagem diz: “Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”.

Jornalista formado pela UFPB. Amo ciência, filosofia e, acima de tudo, o estilo de vida do imperador Marco Aurélio. E-mail: [email protected]