Angela Lansbury, indicada 3 vezes ao Oscar, morre aos 96 anos nos Estados Unidos

A icônica atriz, veterana de Hollywood, morreu em sua casa nesta terça-feira (11/10).

Angela Lansbury em 'O Mundo de Henry Orient', de 1964 - Foto: Reprodução
Angela Lansbury em ‘O Mundo de Henry Orient’, de 1964 – Foto: Reprodução

Angela Lansbury, atriz três vezes indicada ao Oscar e estrela de vários clássicos de Hollywood, morreu nesta terça-feira (11/10), aos 96 anos, em sua casa em Los Angeles. A informação foi confirmada pela família da artista, em comunicado enviado ao ‘New York Times’. A causa da morte não foi divulgada.

Lansbury teve uma carreira de 75 anos, dedicados ao cinema, a televisão e ao teatro. Ela recebeu um Oscar honorário em 2014, e no decorrer de sua vida ganhou nada menos do que cinco prêmios Tony, o maior do teatro norte-americano. Além disso, detém o recorde de indicações ao Emmy pela mesma personagem: ela foi lembrada 12 vezes pela premiação por seu trabalho em ‘Murder, She Wrote’. No entanto, nunca venceu. Ela detém 6 Globos de Ouro.

A atriz foi descoberta pelo dramaturgo e roteirista John Van Druten, sendo indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu primeiro papel no cinema, em ‘Gaslight’, de 1944. Sua segunda indicação veio no ano seguinte, por ‘O Retrato de Dorian Gray’, na mesma categoria. Por fim, teve mais uma indicação por ‘Sob o Domínio do Mal’, também como coadjuvante.

Angela Lansbury em 'Nanny McPhee, a Babá Encantada'. de 2005 - Foto: Reprodução
Angela Lansbury em ‘Nanny McPhee, a Babá Encantada’. de 2005 – Foto: Reprodução

A vida de Angela Lansbury

Angela Lansbury fugiu de Londres, sua cidade natal, durante a Segunda Guerra Mundial. Ao lado de sua mãe, ela migrou para os Estados Unidos, onde construiu toda a sua carreira. No entanto, sempre se sentiu mais confortável em papéis coadjuvantes, pois não se considerava apta para ser a estrela de um filme.

“Eu não era muito boa em ser uma estrela”, disse ela em entrevista ao ‘The New York Times’ em 2009. “Eu não queria posar para fotos de cheesecake e esse tipo de coisa”, brincou a veterana. Seus últimos trabalhos foram em ‘O Retorno de Mary Poppins’ e ‘A Magia de Acreditar’, ambos lançados em 2018.