Vendas de GPU são as menores em 10 anos

Vendas de GPU são as menores em 10 anos
Reprodução

Parece que a euforia completa dos gamers de PC iniciada em 2020 com as novas RTX 3000 na época enfim acabou. O esgotamento e escassez no mercado de placas de vídeo ficou para trás e, agora, as vendas estão em um patamar tão baixo que são as menores em uma década segundo o Tom’s Hardware.

As baixas vendas podem ser explicadas pelo fim de muitas fontes de negócios de mineração quanto pela perda de interesse do consumidor comum por conta dos altos preços dos produtos, afinal quem queria renovar de equipamento, já realizou a troca nos últimos meses.

Isso fez com que as vendas de GPUs discretas e integradas chegasse a somente 75,5 milhões de unidades durante o trimestre, uma queda de 10,5% em relação aos três meses anteriores. Quando comparado com o mesmo período de 2021, o número representa uma redução de 25,1%, segundo dados computados pela Jon Paddie Research (JPR).

Resultados ficaram abaixo das expectativas

A JPR também observa que houve uma redução de 15,43% nos envios de GPUs para desktops e 30% para GPUs de notebooks, a maior queda registrada desde a recessão de 2009.

Todas as empresas deram diversas e, às vezes, similares razões para a desaceleração: o desligamento da mineração de criptomoedas, regras de tolerância-zero da China e paralisações contínuas, sanções dos EUA, a situação dos usuários após a alta da Covid”, explicou a JPR. As vendas devem continuar caindo no próximo trimestre.

Redator, jornalista e fotógrafo formado em Cinema que até hoje gosta de espalhar ao mundo as últimas novidades sobre o audiovisual. E-mail: [email protected]