Google Assistente tem opção de voz masculina; veja como trocar

Mais uma "pessoa" te atenderá agora.

Nesta sexta-feira (5), a Google Assistente estreia uma voz masculina para responder comandos do usuário como alternativa à voz do Google, que é feminina. A nova opção será ativada em celulares aleatórios para quem baixar a assistente virtual hoje, mas também é possível habilitá-la manualmente a partir das configurações do aplicativo no Android e iOS.

O Google fornece a opção de voz masculina em inglês desde 2017, e agora ela está disponível no app com o nome “laranja” para usuários brasileiros. A voz feminina, mais conhecida, é chamada de “vermelho” nas configurações da assistente. A escolha de nomeá-las por cores foi feita para evitar estereótipos de gênero.

Em 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório declarando que a criação de assistentes virtuais com voz feminina por padrão incentiva o machismo. Segundo a instituição, a configuração automática reforça o estereótipo de gênero de que mulheres devem ser ajudantes. Empresas começaram iniciativas para combater a prática, como fornecer diferentes opções de voz. A Apple, por exemplo, anunciou em março que sua assistente Siri pararia de ser feminina por padrão, dando ao usuário a opção de definir uma voz masculina.

MUDE A VOZ DA GOOGLE ASSISTENTE

Para alternar entre as opções de voz da assistente virtual, basta acessar as configurações da Google Assistente e selecionar a opção “Voz do Assistente” para escolher a voz vermelha ou laranja.

Via: TechTudo

Redator, gamer e amante de mundos repletos de heróis e vilões.