Entrada USB-C será obrigatória para todos os monitores a partir de 2024

A nova conexão é utilizada em alguns aparelhos celulares, agora deve se expandir aos diversos aparelhos

Reprodução: IT Pro/Reprodução

De acordo com a nova diretiva Common Charger, as entradas do modelo USB-C entrará em vigor na Europa a partir de 28 de dezembro de 2024, e será obrigatório em todos monitores e aparelhos, e deve incluir outros aparelhos eletrônicos.

A nova mudança de entrada USB-C, deve ocorrer também em aparelhos como; smartphones, tablets, câmeras, fones de ouvido, headsets, consoles de videogame, alto-falantes, leitores eletrônicos, teclados, mouses e sistemas de GPS. Caso o carregamento for superior a 15W, na caixa também deve o carregador USB (USB Power Delivery).

Segundo União Europeia, é esperado que a decisão entre em vigor em todos os países até 28 de dezembro de 2023. As leis, regulamentos e disposições administrativas serão necessárias para cumprir esta diretiva.

O USB-C é um padrão de conector para transmissão de dados e energia em um único cabo. O modelo foi desenvolvido pelo USB Implement Forum, grupo formado por mais de 400 empresas que aperfeiçoou, certificou e guiou a tecnologia ao longo dos anos. Ele já é o padrão de conexão de smartphones e outros acessórios modernos.

Curiosidade sobre o USB-C

Estudos revelaram que os cabos USB-C têm uma grande durabilidade. Esses modelos foram desenvolvidos para suportar até 10 mil ciclos de conexão, o que é seis vezes mais durável do que qualquer USB tipo A, mas conhecido como o USB Padrão. Além disso, as conexões USB-C tem a maior velocidade de transferência de dados em comparação aos antecessores.

Mais detalhes sobre a decisão

A nova decisão não impactou os fabricantes de celulares, pois a maioria dos celulares do sistema Android da atualidade, já contém a conexão USB-C. Além disso, os lançamentos do modelo de microUSB, são bem raros dentro do mercado da tecnologia.

Vale ressaltar também que, todos os celulares terão que ter USB-C na Europa, e novos fabricantes de smartphones deverão aderir à nova regra até o outono (último trimestre) de 2024. Leitores de e-books, fones de ouvido, videogames portáteis e alto-falantes recarregáveis também terão que ter porta USB-C no mesmo prazo. Notebooks foram incluídos nessa lista, mas com prazo de implementação de até 40 meses após a lei entrar em vigor.