Sandman | A adaptação mais ambiciosa e difícil já feita até hoje

Neste mês, a Netflix irá estrear uma das adaptações mais difíceis já feitas pela plataforma, a série Sandman, dos quadrinhos de Neil Gaiman.

sandman
Reprodução/ Internet

Sandman foi durante anos considerado uma adaptação impossível de ser feita. Quem já leu os quadrinhos de Neil Gaiman sabe muito bem a enorme lista de motivos para que ele seja uma das histórias mais difíceis e ambiciosas de se transportar para as telas. Mas, essa semana, dia 5 de julho de 2022, teremos a primeira tentativa de se realizar o impossível, pelas mãos da Netflix. The Sandman, ou só Sandman, é um quadrinho da Vertigo, selo adulto da DC, criado por Neil Gaiman em 1989. A série já ganhou incontáveis prêmios e é considerada uma obra prima pela crítica e público, tendo ganhado dezenas de prêmios. 

Veja também:

A série é uma fantasia sombria com infusão de mitologia centrada em representações antropomórficas de conceitos etéreos. O personagem principal é Dream Of The Endless (Sonho, dos Perpétuos), o ser imortal que representa o conceito de sonho e de histórias. Sonho e seus irmãos, Morte, Desejo, Delírio, Destino, Destruição e Desespero, são funções sapientes divinas do universo. A narrativa gira em torno dos deveres, lutas e maquinações desses personagens enquanto eles lutam com místicos humanos, duelam com canalhas demoníacos e fazem o trabalho sombrio de seus títulos.”

Por que é difícil de adaptar?

Não espere o enredo típico de quadrinhos de super-heróis, pois Sandman não é assim. Aqui, você não verá os clichês e tropos desse tipo de história. Em Sandman, você não verá os arquétipos de bem x mal, pois os personagens são ambíguos, podendo tanto ser bons quanto maus, incluindo o protagonista que dá nome a obra. Também temos histórias que envolvem sexo, assassinato, violência extrema, drogas, religião e muitos outros temas pesados, que não costumam ser abordados em quadrinhos ou que são abordados de forma mais “certinha” (certo x errado).

Além disso, não espere ver lutas e ação como em Batman, Superman, Vingadores e outros quadrinhos de heróis. Em Sandman, raramente há lutas físicas, na verdade, as lutas são psicológicas, estratégicas e até poéticas. O Sonho enfrentará personagens de escala surpreendente, como divindades, todos os demônios do inferno e até mesmo seres que são conceitos e não corpóreos.

A história lida com filosofia, literatura, horror sobrenatural, e até mesmo a forma como é contada foge do padrão dos quadrinhos, pois há arcos em Sandman que nem mesmo possuem diálogos, enquanto outros parecem mais livros do que HQs. Além de que a história percorre os mais variados tempos, podendo dar saltos para um passado distante, brincando com diálogos socráticos ou com temas das fábulas de Esopo.  Haja efeitos especiais e bons roteiristas para transportarem toda a complexidade de Sandman para as telas. (via Game Rant)

Série de Sandman destaca Sonho, Lúcifer e mais em imagens inéditas; veja
Série de Sandman destaca Sonho, Lúcifer e mais em imagens inéditas; veja

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]