Taylor Swift, Anitta, Bad Bunny e mais fazem história no VMA 2022

BTS, Lisa, Nicki Minaj e mais também fizeram história

Anitta
Anitta

O VMA 2022 ocorreu ontem (28) e foi marcado por diversos artistas fazendo história com a vitória de seus prêmios ganhados como, Nicki Minaj, Taylor Swift, Bad Bunny, Harry Styles, Jack Harlow, Red Hot Chili Peppers, Anitta e muito mais.

A rapper que foi indicada ao VMA este ano para melhor vídeo de hip-hop por “Do We Have a Problem”, com Lil Baby, já venceu três vezes nessa categoria, o que a colocava empatada com Drake pela maior quantidade de vitórias na categoria, mas já que ganhou nesta edição, assume a liderança isolada.

Nicki ainda foi a primeira pessoa a receber o Video Vanguard desde que outra rapper feminina, Missy Elliott, foi homenageada em 2019, agora ela é a quarta artista do rap a receber a honraria, LL Cool J recebeu em 1997, Kanye West em 2015 e como dito, Missy no ano de 2019.

A cantora fez história com “All Too Well (10 Minute Version) (Taylor’s Version)” sendo o primeiro vídeo dirigido por uma artista sem um colaborador creditado a ganhar o vídeo do ano. Quatro vencedores de vídeos anteriores do ano foram co-dirigidos pelo artista com um colaborador – “Work It” de Missy Elliott com Dave Meyers, “HUMBLE” de Kendrick Lamar, também com Meyers e Dave Free, “You Need to Calm Down” de Taylor com Drew Kirsch e “Montero (Call Me By Your Name)” de Lil Nas X com Tanu Muino.

Ela também ganhou o prêmio de melhor vídeo em formato longo por “All Too Well (10 Minute Version) (Taylor’s Version)”. Swift é a terceira vencedora nesta categoria, Madonna foi a primeira, por “The Immaculate Collection” (1991), seguida por Beyoncé por “Lemonade” (2016).

A cantora ganhou o prêmio de melhor direção pela segunda vez, tendo vencido na categoria há dois anos por “The Man”, sendo assim, ela é a segunda mulher a vencer duas vezes na categoria, seguindo Valerie Faris, que se juntou ao marido, Jonathan Dayton, para dirigir “Tonight, Tonight”, do Smashing Pumpkins, vencedor de 1996, e “Californication”, do Red Hot Chili Peppers, vencedor de 2000.

Taylor ainda se tornou a segunda pessoa a ganhar duas vezes o prêmio de melhor direção pelo trabalho em seus próprios vídeos. Anteriormente, Lamar venceu por co-dirigir “Alright” (2015) e “HUMBLE” (2017).

Em uma vitória histórica, Bad Bunny foi nomeado artista do ano. É a primeira vez que um artista masculino latino recebe um prêmio em categoria geral no VMA. Sua vitória foi contra Drake, Ed Sheeran, Harry Styles, Jack Harlow, Lil Nas X e Lizzo.

O artista ganhou o prêmio de melhor clipe pop por “As It Was”. Como parte do One Direction, Styles já ganhou o mesmo prêmio há 10 anos por “What Makes You Beautiful”. Ele é o segundo artista a vencer nesta categoria tanto como parte de um grupo quanto como artista solo.

Justin Timberlake, ex-*NSYNC, foi o primeiro. Quanod o grupo venceu na categoria com “Bye Bye Bye” (2000) e “Pop” (2001). Logo depois ele ganhou em 2003 por “Cry Me a River”.

Harry também foi o primeiro vencedor de álbum do ano por “Harry’s House“.

O rapper ganhou quatro prêmios, três dos quais junto com Lil Nas X. As duas estrelas ganharam melhor colaboração por “Industry Baby“, isso marca a primeira vez que uma colaboração masculina venceu nesta categoria, lançada em 2007.

Além de ganhar o Global Icon Award, a banda ganhou o prêmio de melhor vídeo de rock pela primeira vez por “Black Summer”, com isso, eles possuem um total de 10 VMAs em sua carreira. Isso os coloca empatados com Aerosmith e BTS em terceiro lugar entre os grupos. O REM lidera com 12 prêmios, seguido pelo Green Day com 11.

A cantora fez história no palco da premiação, ela venceu o prêmio de melhor clipe latino contra nomes como Bad Bunny com “Titi Me Pregunto”, se tornando a primeira e única artista brasileira a ganhar um VMA.