Segundo dados, foram vendidos mais de 57 milhões de álbuns físicos de K-pop em 2021

Segundo relatórios, HYBE e SM Entertainment foram responsáveis ​​pela maior parte das vendas

BTS. Crédito: HYBE
BTS. Crédito: HYBE

De acordo com novos dados Gaon Chart– o equivalente sul-coreano das paradas da Billboard, mais de 57 milhões de álbuns físicos de artistas de K-pop foram vendidos no ano passado. Dos 400 melhores álbuns do país venderam um total de mais de 57 milhões de cópias físicas globalmente, segundo a agência de notícias Yonhap.

O número representa um aumento de quase 37% em relação a 2020, onde os 400 melhores álbuns movimentaram cerca de 41,7 milhões de unidades. Os artistas sul-coreanos venderam 25 milhões de álbuns físicos em 2019 e ultrapassaram a marca de 20 milhões pela primeira vez em 2018.

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De acordo com especialistas do setor que falaram com a Yonhap, o aumento nas vendas de álbuns pode ser atribuído aos fãs que acabaram por comprar mais álbuns durante a pandemia do COVID-19, em vez de assistir a shows e eventos de K-pop ao vivo.

As vendas de álbuns físicos podem desacelerar um pouco se os shows forem normalizados novamente, mas a tendência de alta provavelmente continuará no médio a longo prazo”, previu o pesquisador do Gaon Chart, Kim Jin-woo.

A agência também observou que artistas de duas gravadoras específicas de K-pop – HYBE e SM Entertainment – foram responsáveis ​​pela maior parte das vendas. A HYBE, que tem em seu catalogo BTS e SEVENTEEN, foi responsável por aproximadamente 33,5% das vendas com 15,23 milhões de cópias vendidas.

Enquanto isso, a SM Entertainment, que representa os principais grupos de K-pop como NCT, aespa, EXO e mais, registrou uma venda combinada de 17,6 milhões de cópias em sua extensa lista de artistas.