Grammy 2023 | Ana Furtado é criticada por ‘ignorar’ discurso histórico e errar pronome de Kim Petras

Ana Furtado cometeu uma gafe ao errar o pronome de Kim Petras e 'ignorou' a importância histórica do prêmio da cantora, a primeira trans a vencer.

Ana Furtado - Foto: Reprodução / HBO Max / Instagram
Ana Furtado – Foto: Reprodução / HBO Max / Instagram

Kim Petras fez história no Grammy 2023, neste domingo (05/02), ao se tornar a primeira mulher trans a vencer um prêmio. Ela dividiu o gramofone com Sam Smith por “Unholy”, um dos maiores sucessos do ano passado. No entanto, nas redes sociais, a vitória foi ofuscada no Brasil por uma gafe de Ana Furtado, que co-apresenta o prêmio na TNT e HBO Max.

Internautas se revoltaram com a apresentadora por supostamente ignorar o discurso e o feito de Kim Petras, além de ter errado o pronome dela ao vivo. “Ana Furtado querendo ignorar o discurso histórico de kim petras, a chamando de ele e em seguida falando de futebol, puts”, disse um deles. “A Ana Furtado transfóbica se negando a falar da Kim Petras Grammy winner”, ironizou outro.

Em seu discurso, Kim Petras agradeceu a SOPHIE, outra artista trans que foi indicada ao Grammy no passado, e que morreu há dois anos. “Sophie, minha amiga que faleceu há 2 anos. Muito obrigado por sua inspiração. Eu te adoro e sua inspiração sempre estará na minha música”, disse.

Antes de Ana Furtado, discurso de Kim Petras emociona público na web

Nas redes sociais, muitos internautas se emocionaram com a declaração de Kim Petras. “Kim Petras primeira mulher trans a ganhar um Grammy dedicou o Grammy para SOPHIE, disse um deles. “Lindo o discurso da Kim, citando a SOPHIE. Lindo o Grammy de Unholy. A gente não aguenta mais a música, mas é porque foi smash hit e marcou muito o ano. Então esse Grammy não se trata só de um símbolo lindo, também é merecido demais”, comentou outro.

Veja algumas reações à gafe de Ana Furtado:

Redator com passagens pelo MAZE Blog (MTV), Cenapop (UOL), Splash (UOL) e Bolavip Brasil, além de apresentador e roteirista no Canal Cinco Tons, no YouTube. É editor-chefe do Hit Site desde 2022. E-mail: [email protected]