Usuários de Xbox vão boicotar ‘Marvel’s Avengers’ após conteúdo exclusivo para PS4

Marvel’s Avengers chega para PS4, Xbox One, Stadia e PC em 4 de setembro.

Reprodução/Internet

Os jogadores de Xbox e PC estão irritados com o fato de o Homem-Aranha ser um personagem exclusivo das versões para PlayStation de Marvel’s Avengers, da Square Enix.

A revolta foi tanta que um grupo planejou um boicote ao game – algo que quase nunca dá certo, como vimos com Pokémon Sword/Shield e The Last of Us: Part II.

Aqui está o post do usuário KonLiber no Reddit com os motivos para a iniciativa (que, na verdade, são bastante justos):

“Antes de mais nada, quero esclarecer que isso não é sobre ser fanboy. Trata-se de consumidores se defendendo. Com a confirmação oficial de que o Homem-Aranha estará disponível no novo jogo dos Vingadores, mas apenas para os proprietários de PS4, não posso deixar de me sentir como se estivesse sendo enganado. Este não é um exclusivo do PlayStation, mas um jogo multiplataforma vendido para nós pelo mesmo preço, mas com menos conteúdo. Estamos pagando o mesmo preço por MENOS. Somos consumidores e temos a capacidade de ser ouvidos com o poder de nossas carteiras. Tenha um pouco de respeito próprio e se recuse a ser tratado como um cliente de segunda classe. Não compre este jogo.”

Todos os pontos são válidos. Se você está pagando o mesmo preço que outra pessoa, deve obter o mesmo conteúdo, mas quem é o responsável pelo fato de o Homem-Aranha ser um personagem exclusivo?

A Sony publicou o mais recente jogo do Homem-Aranha e também o próximo Homem-Aranha: Miles Morales. Spider-Man saiu em setembro de 2018, mas quase um ano depois, Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order foi lançado no Switch e o Homem-Aranha era um personagem jogável. Pelo que sabemos, a Sony não possui direitos exclusivos para o Homem-Aranha aparecer nos videogames (como é o caso dos filmes), portanto, a Sony não impede que o personagem apareça no Xbox… ou impede?

O diretor criativo da Crystal Dynamics, Shaun Escayg, deu a entender que sim, e que a decisão não partiu da Square Enix:

“A reação ao Homem-Aranha é muito delicada. Está acima de nós em termos de relacionamentos – é um relacionamento da Marvel e da Sony e realmente não temos muito a dizer sobre isso.

Estamos empolgados em lançar nossa versão do Homem-Aranha e fazer com que o Homem-Aranha viva em nosso mundo. Isso é crucial para nós, que este Homem-Aranha pertença ao mundo dos Vingadores da Marvel e ao mundo dominado pela AIM.

Fora isso, posso dizer que o Homem-Aranha terá sua própria história, seu próprio arco, vilões que o acompanham e vivem neste mundo. Por enquanto é provavelmente tudo o que posso dizer sobre isso.”

É inteiramente plausível que, considerando os laços entre a Sony e a Marvel em vários níveis (e a famosa treta envolvendo Tom Holland e o MCU), eles concordaram em fazer do Homem-Aranha um personagem exclusivo também nos vídeo-games.

Marvel’s Avengers começa no A-Day (Dia dos Vingadores), onde Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Viuva Negra e Thor vão revelar uma nova e altamente tecnológica Torre dos Vingadores em São Francisco, que inclui seu próprio porta aviões movido por uma fonte de energia experimental. A celebração se torna um pesadelo quando um acidente catastrófico resulta numa grande devastação. Culpados pela tragédia, os Vingadores se separam. Cinco anos depois, com os super-heróis vivendo sob status de foras da lei e o mundo em perigo, a única esperança é reuni-los para enfrentar essa ameaça.

Marvel’s Avengers chega para PS4, Xbox One, Stadia e PC em 4 de setembro.

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.