O mais recente patch Beta de Starfield, lançado esta semana no Steam, recebeu elogios em uma análise conduzida pela Digital Foundry. A atualização foi considerada como colocando o jogo “no estado em que deveria para o lançamento no PC”, graças aos recursos e melhorias de desempenho proporcionados.
A análise destaca que a implementação do DLSS 2 da NVIDIA funciona de maneira semelhante aos mods da comunidade, mas oferece mais comodidade. Além disso, elogia a implementação do FSR 2 e do Intel XeSS, que proporcionam aos jogadores opções adicionais de upscaling com diferentes resultados visuais.
Outro ponto destacado no patch de Starfield é o consumo de recursos, demonstrando um salto de 20% de desempenho em Akila City ao utilizar um Ryzen 7 7800X3D. Esse ganho é resultado de uma melhor utilização de cada núcleo da CPU, embora ainda existam algumas instabilidades que a Bethesda precisará abordar em futuras atualizações.
O Digital Foundry afirma que as melhorias de desempenho também beneficiam hardwares mais modestos, abrindo a possibilidade de um eventual modo de desempenho nos consoles. A atualização também aprimora significativamente o desempenho do jogo em GPUs NVIDIA, corrigindo problemas de frame-time quando sombras na qualidade Ultra são utilizadas.
Apesar dos elogios, a análise ressalta que algumas áreas do jogo ainda parecem incompletas. Os ganhos de desempenho em GPUs intermediárias são considerados modestos, os menus de configuração são pouco explicativos e a implementação de HDR ainda está em andamento.
Em conclusão, a Digital Foundry menciona que o patch Beta é um grande avanço para Starfield no PC, destacando especialmente a melhoria de desempenho da CPU. Embora a Bethesda ainda enfrente alguns desafios, a análise sugere que eles parecem mais propensos a serem resolvidos do que antes.