Sony pausa fabricação do PSVR 2 até vender estoque parado

Apesar dos desafios enfrentados, a Sony continua comprometida com a realidade virtual e busca maneiras de melhorar a experiência do usuário

O PSVR 2, o aguardado headset de realidade virtual da Sony, parece estar enfrentando desafios em seu caminho para o sucesso. Lançado há pouco mais de um ano, o dispositivo não alcançou o ímpeto esperado, levando a Sony a tomar medidas drásticas. De acordo com relatórios da Bloomberg, a empresa decidiu interromper temporariamente a produção de novas unidades do PSVR 2 até que os estoques existentes diminuam a níveis considerados adequados.

Embora o PSVR 2 tenha tido um bom início em termos de vendas, as fontes indicam que as vendas começaram a cair desde 2023. A Sony produziu cerca de 2 milhões de unidades do dispositivo até o momento, mas os números exatos de vendas não foram divulgados.

Um dos principais obstáculos para a adoção mais ampla do PSVR 2 é o seu preço elevado. Nos Estados Unidos, o dispositivo é vendido por US$ 549, e em mercados como o brasileiro, o preço pode ultrapassar os R$ 4 mil. Isso sem contar que o PSVR 2 requer um PlayStation 5 para funcionar, o que aumenta ainda mais o custo total para os consumidores.

Além do preço, o PSVR 2 enfrenta desafios relacionados ao suporte limitado de software. A disponibilidade de jogos compatíveis ainda é relativamente baixa, e muitos títulos exigem investimentos adicionais, o que afasta os consumidores em potencial.

Outras questões, como o desconforto causado pelo peso do dispositivo e os problemas de enjoo relatados por alguns usuários, também contribuem para a falta de popularidade do PSVR 2. Para tentar reverter essa situação, a Sony anunciou planos para expandir a base de usuários do PSVR 2, tornando-o compatível com PCs até o final de 2024.

Apesar dos desafios enfrentados, a Sony continua comprometida com a realidade virtual e busca maneiras de melhorar a experiência do usuário e aumentar a atratividade do PSVR 2 no mercado global.

Redator, jornalista e fotógrafo formado em Cinema que até hoje gosta de espalhar ao mundo as últimas novidades sobre o audiovisual. E-mail: [email protected]