“Só faltou mais atenção”, diz Cafu sobre eliminação do Brasil na Copa de 2022

eFootball é disponibilizado gratuitamente no PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series e PC.

"Só faltou mais atenção", diz Cafu sobre eliminação do Brasil na Copa de 2022

A Konami realizou um grande evento hoje, 1 de fevereiro, para anunciar a aguardada 4ª temporada de seu amado eFootball, a transformação da saga Pro Evolution Soccer (também conhecida por aqui como Winning Eleven). A temporada, batizada como “A vibração do carnaval” traz grandes jogadores da nossa seleção brasileira como destaques – entre eles, o capitão da seleção vencedora da Copa do Mundo de 2002, Cafu.

Com a presença do jogador histórico no palco para um bate-papo muito descontraído e repleto de simpatia, diversos detalhes da temporada que estreou hoje foram revelados – como a presença de grandes jogadores em cartas especiais como Romário e Neymar Jr, além da presença do treinador Zico que também foi técnico da seleção japonesa de futebol.

Em um painel especialmente montado para o Cafu, o ex-atleta relembrou grandes momentos de sua carreira futebolística, incluindo a sua estreia pela seleção brasileira na final da Copa de 1994 e logo depois do seu período como jogador do Roma, entre 1997 e 2003.

Tinha 18 anos que o Roma não ganhava um título, nada – a Copa Itália, Campeonato Italiano, na Copa Uefa. E em 2001, foram três meses inteiros de festa pela conquista da Supercopa. Aí me perguntam ‘qual é a diferença de ganhar um título com o Roma e com o Milan?’, e eu respondo ‘o Milan já estava acostumado, não era novidade para eles ganharem títulos. O Roma, não, ganhar um título com eles era a coisa mais difícil do mundo e nós conseguimos”, conta o jogador.

Falando sobre a grandiosa Copa do Mundo de 2002, Cafu relembrou momentos com muito orgulho e satisfação, revelando uma das táticas que foram peça-chave para a conquista do pentacampeonato. “Não teremos outra seleção igual a de 2002. Em termos de amizade, companheirismo, comprometimento, foi uma seleção que não tinha vaidade. Nós tinhamos um acordo que eu sugeri para todos os jogadores: ‘vamos jogar para o Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho? Aí eles fazem o que tem fazer’. A gente tinha quatro melhores do mundo, eles e o Kaká. Eu avisei que íamos jogar para eles e assim foi. O resultado disso, todos conhecemos”, contou.

Não sei se muita gente lembra, mas não havia muito ânimo para a seleção de 2002. Falavam que era um time ‘velho’, desgastado, que não passaria da primeira fase de grupos, que classificou no último jogo das eliminatórias. Ninguém acreditava na gente. Era a minha obrigação como capitão elevar o ânimo dos jogadores, de eles acreditarem que eram bons, capazes e que iríamos ganhar a Copa do Mundo”, continua.

“Infelizmente, a história não se repetiu em 2006. Naquela seleção o individualismo falou mais alto. Não seguimos o elemento de tocar para os jogadores certos marcarem os gol. Faltou humildade dos nossos jogadores jogarem um para o outro porque a qualidade técnica da seleção era indiscutível. Que é o que acontece agora com as seleções atuais por aí”, avisa.

Continuando o tema sobre Copa do Mundo, Cafu deu a sua opinião sobre a assombrosa eliminação do Brasil pela Croácia em um jogo que estava praticamente ganho: “Foi falta de atenção. Perdemos a Copa por 4 minutos. Copa do Mundo é 100% concentração e 0% erro. São as 32 melhores seleções do mundo. Querendo ou não, todos ali tem qualidade. Ninguém chega a uma Copa do Mundo por acaso. Se chegou, foi por mérito. E se tem mérito, é preciso ter atenção.

O jogo estava dominado, mas no momento que relaxou, achando que tudo estava ganho, perdemos”, concluiu Cafu.

Agora, na 4ª temporada de eFootball, os jogadores poderão experimentar a seleção brasileira no rol de times mundiais disputando grandes eventos. Na nova temporada, haverá uma série de eventos temáticos do Brasil, lendas do futebol e muito mais para dar aos usuários muitos desafios para testar e expandir seus times. Inspirada também no carnaval brasileiro, a temporada traz o novo uniforme eFootball™ Carnaval 2024 com elementos que misturam samba, carnaval e futebol.

eFootball é disponibilizado gratuitamente no PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series e PC.