Ranking das Expansões de The Sims 4

Todas as 13 expansões de The Sims 4 analisadas para você escolher qual comprar primeiro!

Ranking das Expansões de The Sims 4
Reprodução

A franquia de The Sims completou 23 anos em fevereiro deste ano e atualmente está na sua quarta edição, totalizando 41 expansões desde o lançamento do primeiro jogo. Fizemos um ranking de todos os pacotes de expansão lançados até o momento para o The Sims 4 para te ajudar no momento de escolher qual comprar, afinal só nele temos 15 expansões.

Review | Seria A Aventura de Crescer a melhor expansão de The Sims 4 até agora?
Reprodução

1. AVENTURA DE CRESCER

O mais novo pacote de expansão lançado até o momento, Aventura de Crescer é perfeito para quem gosta de jogar com a mesma família por várias gerações, uma vez que apresenta atividades para a maioria das faixas etárias praticarem em conjunto.

San Sequoia é o novo mundo introduzido pela expansão e possui cerca de doze lotes no total, sendo a maioria deles residenciais, e apresenta outras atividades para realizar em família, como o cinema e um espaço para brincadeiras aquáticas.

Aventura de Crescer conta com um novo sistema de marcos, que seus Sims podem conquistar do início da vida até a terceira idade, e de compatibilidade, que determina o tipo de relação entre eles, permitindo a criação de Sims únicos, tornando a jogabilidade mais interessante.

Essa expansão enfatiza bastante os bebês de colo, introduzidos ao jogo por meio de uma atualização gratuita para todos os jogadores. Estes naturalmente requerem mais atenção para se desenvolverem (aprender a rolar, engatinhar, sentar, balbuciar etc.) e possuem certas peculiaridades, fazendo com que a jogabilidade seja mais desafiadora.

O único ponto falho, a meu ver, é a falta de interações novas entre adolescentes e as demais faixas etárias, pois Vida de Ensino Médio trouxe uma jogabilidade completamente exclusiva para eles, porém não são todos os jogadores que irão adquirir as duas expansões para ter a experiência completa.

Apesar deste detalhe, Aventura de Crescer é uma das melhores expansões por ser completa em conteúdo e jogabilidade. Os fãs da franquia irão se divertir muito jogando, se lembrarão de The Sims 3 Gerações e ficarão nostálgicos.

Reprodução

2. ESTAÇÕES

Outro pacote favorito dos Simmers, Estações permite a você experienciar as mudanças de todas as quatro estações do ano, tornando o jogo mais realista.

Ao contrário dos outros pacotes de expansão, Estações não vem com um mundo novo, desapontando um pouco os jogadores, porém compensa com a jogabilidade e os itens do Modo Construção – me arrisco a dizer que são os melhores entre todas as expansões.

Seu Sim pode patinar no gelo, fazer guerra de bolas de neve e construir bonecos de neve quando for inverno, brincar com as folhas no outono, cuidar das flores na primavera e fazer um churrasco e se refrescar na piscina durante o verão.

Estações traz também os feriados, desde Natal e Ano novo até o Love Day, perfeito para encontros românticos. O pacote ainda foca bastante na jardinagem com a nova caixa de abelhas e mesa de arranjo de flores.

Este pacote é bem completo e é sem dúvidas necessário para uma jogabilidade mais completa e realista.

Reprodução

3. VIDA SUSTENTÁVEL

Vida Sustentável foi uma grande surpresa para todos os fãs de The Sims por ser um conceito completamente novo dentro da franquia e tem tudo a ver com a atualidade.

O mundo desta expansão é Evergreen Harbor, a segunda a introduzir apartamentos no jogo, depois de Vida na Cidade. A jogabilidade é bem interessante: Evergreen Harbor começa com a chamada Pegada Ecológica neutra. Ela pode se tornar Industrial ou Verde de acordo com suas ações ou até mesmo itens usados nas construções, mudando a aparência do mundo.

Em Vida Sustentável há também os Planos de Ação da Vizinhança, que são escolhidos tanto pelos seus Sims como os da vizinhança por meio de votação. Até quatro planos podem estar em vigor ao mesmo tempo e envolvem diversas atividades, como cozinhar, cuidar do jardim, tocar algum instrumento musical, ter um estilo de vida sustentável, entre outras.

Essa expansão é muito focada em artesanato. Seu Sim pode fabricar móveis e objetos usando o Fabricador e velas por meio da Bancada de Fabricação de Velas, adquirindo assim a habilidade de Fabricação. Ainda é possível ganhar a habilidade de Produção de Suco ao utilizar a Bancada de Suco Borbulhante, desde que tenha os ingredientes necessários em seu inventário

Os itens do modo compra e construção são excelentes, podendo ser usados em diversas construções, desde as mais urbanas e sustentáveis até as do estilo moderno dos meados do século, perfeito para quem gosta de construir.

Em suma, Vida Sustentável tem uma ideia totalmente nova, uma jogabilidade divertida e itens versáteis, agradando a todos os públicos – aqueles que gostam de criar Sims e jogar com as famílias e aqueles que preferem construir.

Reprodução

4. VIDA UNIVERSITÁRIA

Em Vida Universitária, você pode enviar seus Sims jovens adultos para a faculdade em Britechester, o novo mundo introduzido pelo pacote.

Em Britechester existem duas escolas nas quais seu Sim pode estudar (não ao mesmo tempo, é claro): Foxbury, mais moderna, e UBrite, mais tradicional, e cada uma possui cursos distintos. Você tem a opção de morar em um alojamento da faculdade com colegas de quarto ou escolher entre um dos três lotes residenciais presentes no mundo.

A jogabilidade de Vida Universitária pode ser um pouco repetitiva – assim como é a faculdade na vida real: assistir aulas, fazer tarefas e trabalhos, desenvolver habilidades e praticar atividades extracurriculares para aumentar seu desempenho na faculdade e, consequentemente, suas notas.

Assim que o Sim se forma, ele volta para casa pronto para encontrar um novo emprego. Por ter se especializado em uma área, ele tem bônus em determinadas carreiras, como começar em um nível mais avançado e receber um salário maior.

Muitos dos jogadores de The Sims não gostam dessa jogabilidade, e por isso minha opinião não será popular, pois eu particularmente sempre gostei de mandar meu Sim para a universidade desde o The Sims 2 e sigo fazendo isso em The Sims 4. Devido a isso, Vida Universitária talvez fique na frente de pacotes mais populares.

Reprodução

5. VIDA CAMPESTRE

Avelândia do Norte, mundo novo de Vida Campestre, é o lugar perfeito para aqueles que apreciam uma vida mais pacata, criação de animais e jardinagem.

A jogabilidade desta expansão é muito divertida. Você pode criar vacas, galinhas e até lhamas. Colha ovos fresquinhos, tire leite das vacas e recolha a lã das lhamas para tricotar novas peças de roupa.

Faça ainda amizade com os coelhinhos que aparecerem na sua casa e terá ajudantes em sua plantação, mas ao mesmo tempo fique de olho nas raposas, que tentarão a todo custo assustar suas galinhas!

Também é possível cultivar produtos agrícolas gigantes, como alface, berinjela, abóbora e cogumelos. Participe do concurso da cidade para tentar ganhar o prêmio de maior produto agrícola, ou de melhor receita, se gostar de cozinhar.

Particularmente sempre gostei de jogos que envolvem cuidado com animais e agricultura, por isso sou suspeita para falar de Vida Campestre. Porém, se você for como eu, irá aproveitar essa expansão ao máximo.

6. TOMANDO AS RÉDEAS

Este pacote apresenta Serra das Castanheiras, um novo cenário no estilo ocidental situado entre desertos e áreas verdes, em climas quentes, em terras abertas e espaçosas com uma influência do Velho Oeste, proporcionando aos cavalos a liberdade de correrem livres entre os ranchos.

Na expansão Tomando as Rédeas, os Sims têm a oportunidade de possuir cavalos, cabras e ovelhas. Com os cavalos como ponto central do pacote, esses animais apresentam características próprias, habilidades e desenvolvem vínculo com os Sims ao longo do tempo, fortalecendo os laços entre eles.

Além disso, os Sims podem organizar encontros como o Dia dos Animais de Rancho ou a Festança no Rancho para reunir os moradores locais em uma tarde divertida. As competições de cavalos encontram seu espaço no Centro Hípico Feno-Menal no bairro de Nova Apaloosa, localizado dentro de Serra das Castanheiras.

A produção de Néctar retorna ao The Sims 4 como um novo hobby que os Sims podem explorar para criar uma variedade de garrafas de néctar, envelhecendo-as para obter um sabor mais apurado, ao mesmo tempo em que serve como uma fonte adicional de renda.

Assim como em Gatos e Cães, os novos pets não podem ser controlados pelo jogador, mas de maneira geral é um pacote muito completo e até mais divertido que a expansão anteriormente mencionada pois os cavalos foram mais bem trabalhados que os outros animais do jogo e devido às diversas interações e atividades disponíveis para serem realizadas entre Sims e cavalos.

Reprodução

7. GATOS E CÃES

Um dos pacotes mais queridos pelos jogadores da franquia de The Sims, Gatos e Cães introduz os bichinhos de estimação ao jogo.

Uma ferramenta muito legal presente na expansão é a personalização do animal no Criar um Sim. Você pode tanto escolher um de raça quanto criar um cão ou gato o mais parecido possível com o seu, caso tenha um. Também existe a opção de adotar um gatinho ou cachorrinho por meio do computador.

Diferente do The Sims 3, desta vez não é possível controlar os animais, apenas clicar nele com seu Sim para pegar no colo, brincar, acariciar, ensinar truques, entre outras interações.

Se você não der atenção suficiente para seu animalzinho, ele pode fugir de casa por alguns dias. Para que ele volte, basta publicar pelo celular ou computador um anúncio de animal perdido e aguardar um pequeno período.

Não poder controlar os bichos torna a jogabilidade um pouco mais difícil, o que pode ser uma desvantagem, dependendo do ponto de vista.

8. ALUGA-SE

Essa expansão introduz um novo mundo chamado Tomarang, fortemente inspirado no Sudeste Asiático, com uma densa convivência e comunidades unidas por atividades sociais.

Os jogadores podem construir seus próprios edifícios de apartamentos por meio de Residência de Aluguel. Esse novo tipo de lote permite total personalização, possibilitando escolher os tamanhos das unidades que podem ser alugadas por diferentes famílias em um mesmo lote. Qualquer lote pode ser transformado em uma Residência de Aluguel, com exceção dos Mundos de Destino – Granite Falls, Selvadorada e Batuu -, as coberturas em San Myshuno e as casas em frente à praia de Sulani.

Os Sims podem ter um negócio de compra e reforma de Residências de Aluguel para alugar para outros Sims. Ao fazer isso, os Sims se tornam proprietários e cuidam das necessidades de seus inquilinos. Isso inclui consertar objetos quebrados, limpar a unidade ou lidar com mofo e infestações de insetos.

Viver tão próximo de outros Sims permite que eles participem de novos eventos sociais, como potlucks e festas na piscina. Há também um elemento de segredo, pois os Sims que vivem em apartamentos podem bisbilhotar conversas, investigar outros Sims e invadir outras unidades para descobrir seus segredos, potencialmente usando-os como chantagem por dinheiro.

Apesar da expansão ser focada em ensinar o jogador como se tornar um proprietário, também é possível jogar como inquilino e ter a família morando próximo de você no mesmo lote, porém em unidades distintas, sendo um prato cheio tanto para quem gosta de construir quanto para aqueles que adoram fazer de conta.

Reprodução

9. ILHAS TROPICAIS

Ilhas Tropicais vem com o novo mundo de Sulani, que eu particularmente amo, sendo um dos mais bonitos de The Sims 4. É muito colorido, a água é maravilhosa; enfim, é exuberante de uma maneira geral.

Em relação à jogabilidade, Ilhas Tropicais introduziu as sereias, que de maneira geral são legais de se jogar com, mas comparadas com outros seres ocultos do jogo, são incompletas. Elas não possuem nenhum sistema de qualidades e peculiaridades como os vampiros, por exemplo.

Outras ferramentas de jogabilidade são atividades de praia, como mergulhar, velejar, andar de jet ski, brincar na areia e tomar sol.

Eu particularmente não costumo construir tanto nesse mundo nem criar Sims para morar nele por ser muito específico (cidade de praia) e tanto os itens do modo construção como do Criar um Sim são limitados à Sulani.

Reprodução

10. VIDA NA CIDADE

Vida na Cidade vem com um novo mundo chamado San Myshuno e é o primeiro a introduzir apartamentos no jogo. Cada um é distinto entre si e possui traços que podem desafiar a jogabilidade.

Neste pacote acontecem diferentes tipos de festivais em cada parte da cidade, em que seu Sim pode praticar diversas atividades, experimentar comidas novas, conhecer outros Sim, passear com os amigos e a família e ter encontros, o que é muito divertido.

A jogabilidade é bem diversificada e a vida em apartamentos traz muitas semelhanças com a realidade.

Reprodução

11. DIVERSÃO NA NEVE

Diversão na Neve traz consigo o mundo de Mt. Komorebi, que foi inspirado na arquitetura e flora japonesas e é absolutamente lindo, além de permitir a prática de diversas atividades na neve, como snowboarding, esqui e escalada – novas jogabilidades e habilidades.

Algumas tradições japonesas foram incorporadas com essa expansão, como itens de vestuário, atitudes como tirar os sapatos dentro de casa e algumas comidas típicas do país, ganhando pontos no quesito representatividade.

Se o vestuário ou a arquitetura japonesa não fizerem seu estilo, não tem problema. Em vez de morar em Mt. Komorebi com seus Sims, escolha uma das pousadas para tirar umas férias por lá ou simplesmente visitar num dia de folga do trabalho.

De forma geral, Diversão na Neve é um ótimo pacote, mas alguns aspectos são muito específicos, não agradando a todos os públicos.

Reprodução

12. JUNTE-SE À GALERA

Talvez uma das expansões mais subestimadas entre todas, ao mesmo tempo é uma das melhores.

Em Junte-se à Galera, seu Sim pode se juntar a um grupo com outros Sims para fazer atividades em conjunto, o que é muito útil caso você esteja tentando fazer sua família passar o tempo junto num mesmo ambiente, por exemplo.

Além disso, o mundo de Windenburg é um dos mais bonitos e com maior quantidade de lotes para construir (27 no total), remetendo ao continente Europeu.

Devido ao recurso que agrega à jogabilidade e o novo mundo, Junte-se à Galera fica com o 12º lugar neste ranking.

Reprodução

13. RUMO À FAMA

Como o próprio nome diz, este pacote permite que seu Sim se torne famoso, ganhe fama e fãs, seja por meio da nova profissão de Atriz/Ator, ou por qualquer outra atividade que o Sim realize para ganhar Simoleons, como pintura, por exemplo

Quando um Sim é famoso, ele chama mais atenção de outros Sims a sua volta, atraindo paparazzis e curiosos. O nível de fama varia de uma a cinco estrelas, e em cada nível seu Sim ganha um ponto para você escolher uma qualidade/benefício, porém ele também adquire até quatro peculiaridades – normalmente negativas – conforme sobe de nível.

A profissão de Atriz/Ator pode ser ativa como as de Ao Trabalho, em que você acompanha o Sim no trabalho, o que é divertido no começo, mas se torna repetitivo com o passar do tempo, pois as atividades são sempre muito semelhantes.

O sistema de fama pode ser muito interessante quando o seu Sim é famoso e muito irritante quando ele não é, porque é praticamente impossível socializar com outros Sims se o seu próprio não tiver o mesmo nível de fama que o outro.

O novo mundo de Del Sol Valley é um pouco decepcionante, pra dizer o mínimo. São pouquíssimos lotes, não há muitas atividades para fazer ao redor dele e a luz é péssima quando você está tentando construir, sem contar que não são todos que seu Sim pode acessar, a não ser que ele seja famoso.

No geral, Rumo à Fama é um pacote ok devido aos pontos negativos citados anteriormente, deixando ele um pouco abaixo na lista.

Reprodução

14. VIDA NO ENSINO MÉDIO

Assim como a maioria dos pacotes de expansão, Vida no Ensino Médio vem com um novo mundo chamado Copperdale, que conta com uma média de doze lotes, sendo deles ocupados pela escola em si e seu auditório, ambos customizáveis, mas que infelizmente não podem ser colocados em outros mundos.

O Criar um Sim é repleto de novas roupas e acessórios exclusivos para os adolescentes, que ganharam também quatro novas aspirações, antes inexistentes. Novos traços também foram adicionados ao jogo.

Duas novas jogabilidades introduzidas pela expansão são a puberdade, experienciada pelos Sims por meio de espinhas e pelos corporais, e a formatura, para qual seu Sim pode tanto convidar ou ser convidado por alguém para ir junto ao evento, que nada mais é que uma festa com alguns objetivos a serem cumpridos, da mesma maneira que outros eventos do jogo. Também existem as atividades extracurriculares e os trabalhos de meio período, totalmente opcionais.

Nesta expansão você pode acompanhar ativamente seu Sim adolescente na escola, onde ele pode praticar atividades como jogar bola, conversar com os colegas e fazer amizade, pregar peças nos armários e, é claro, assistir às aulas – ou não, mas será penalizado por isso.

A escola funciona basicamente como um local de encontro para adolescentes, pois os mesmos tomam conta dela durante os períodos de intervalo. Eles podem tanto estudar como vagar pelos corredores, fazer academia, jogar no computador ou até dormir no sofá do escritório do diretor.

Apesar de Copperdale ser um mundo muito bonito e bom para construir, a jogabilidade do pacote é repetitiva. Ainda assim é bom ter novas atividades para adolescentes, que muitas vezes são deixados de lado. De maneira geral, Vida no Ensino Médio é um pacote ok, que por ser muito específico, irá agradar um nicho exclusivo de jogadores.

Reprodução

15. AO TRABALHO

Foi a primeira expansão do jogo e trouxe consigo a possibilidade de acompanhar seus Sims em seu trabalho, restrito a três carreiras: Médico, Detetive ou Cientista.

É muito divertido jogar com cada uma das profissões pela primeira vez, mas se torna repetitivo com o passar do tempo, pois as tarefas que seu Sim precisa cumprir para ser promovido são iguais na maioria das vezes.

Você não é obrigado a ir com o Sim para o trabalho, podendo optar por enviá-lo sozinho, como é nas outras profissões.

Seria interessante ver o conceito expandido para outras carreiras futuramente.