Jogos antigos foram os preferidos do público em 2023

Em contraste, apenas 8% do tempo de jogo em 2023 foi dedicado a lançamentos recentes, como Baldur’s Gate 3 e Diablo IV.

Jogos antigos foram os preferidos do público em 2023

O ano de 2023 foi marcado por grandes lançamentos na indústria de jogos, como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Baldur’s Gate 3, no entanto, surpreendentemente, esses títulos não foram os mais populares entre os jogadores. De acordo com um novo estudo da Newzoo, cerca de 60% do tempo dedicado aos jogos durante o ano foi destinado a títulos com seis anos ou mais de idade.

A análise revelou que os jogadores estão cada vez mais interessados em experiências consolidadas, o que dificulta a vida dos projetos com elementos inovadores. Além disso, houve um crescimento significativo dos jogos como serviço, porém, esse segmento também apresentou certa resistência a novos concorrentes.

Apesar do crescimento geral do mercado de jogos eletrônicos em 2023, a distribuição das receitas não foi uniforme. Dos impressionantes US$ 93,5 bilhões gerados pela indústria, a maior parte acabou nas mãos de um grupo seleto de estúdios e publicadoras.

A pesquisa da Newzoo também revelou que 80% da audiência em 2023 concentrou-se em apenas 66 jogos, muitos deles já estabelecidos no mercado. No Xbox, PlayStation e PC, por exemplo, Fortnite liderou a lista, seguido de Grand Theft Auto V, Call of Duty e Roblox.

Mesmo no Nintendo Switch, apesar da forte presença de títulos first party da Nintendo, Fortnite manteve-se como o jogo mais popular, seguido pelo mais recente The Legend of Zelda. Apenas cinco jogos, incluindo Fortnite, GTA V, League of Legends, Minecraft e Roblox, capturaram impressionantes 27% do tempo dos jogadores.

Em contraste, apenas 8% do tempo de jogo em 2023 foi dedicado a lançamentos recentes, como Baldur’s Gate 3 e Diablo IV. Isso coloca novos desafios para os desenvolvedores, que enfrentam dificuldades para estabelecer novas franquias e competir em um mercado já saturado.