Indústria de games deve ter menos investimentos em jogos AAA neste ano

Para o panorama de 2024 na indústria de jogos, a Newzoo projeta uma menor adesão aos serviços de assinatura de games

Indústria de games deve ter menos investimentos em jogos AAA neste ano

Mesmo diante de desafios como demissões na indústria de games, a Newzoo, empresa de pesquisa de mercado, prevê que o setor continuará a prosperar, gerando um total de US$ 189,3 bilhões neste ano. O relatório da Newzoo indica uma taxa de crescimento anual de 1,3% de 2021 a 2026.

Após um início de recuperação no ano passado, quando a indústria gerou US$ 184 bilhões, representando um aumento leve de 0,6% em relação a 2022, espera-se que o crescimento prossiga em 2024 e nos anos seguintes. A Newzoo destaca que um dos impulsionadores desse crescimento será a expansão da base de jogadores das últimas gerações de consoles, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, mesmo com lançamentos menos expressivos em 2024 em comparação ao ano anterior.

“A crescente base de jogadores da geração de Xbox Series e PlayStation 5 será um dos principais agentes de crescimento para este ano”, afirma a empresa de pesquisa de mercado. Mesmo com a expectativa de lançamentos menos impactantes em 2024, a Newzoo prevê que os jogos como serviço e as vendas de catálogo antigo contribuirão para o crescimento do setor.

A empresa observa uma mudança no cenário de investimentos na indústria de games em 2024, indicando uma diminuição em comparação com o boom ocorrido durante a pandemia. Com o fim do financiamento massivo de novos projetos, as empresas agora aplicarão estratégias de redução de riscos, evitando novas IPs e concentrando-se em sequências e aproveitamento de IPs existentes.

Apesar da expectativa de menos investimentos em novos projetos, a Newzoo acredita que os estúdios continuarão a investir em títulos AAA, com um enfoque semelhante ao de jogos menores, mas com características de AAA, como Spider-Man: Miles Morales e Assassin’s Creed Mirage.

Para o panorama de 2024 na indústria de jogos, a Newzoo projeta uma menor adesão aos serviços de assinatura de jogos, o lançamento de um novo console Nintendo com um jogo Mario 3D, e a entrada da Xbox nas lojas mobile. Além disso, eles não preveem um impacto significativo do crescimento da inteligência artificial na indústria de jogos até o momento.