Funcionários da Ubisoft anunciam greve

Greve vem em resposta às declarações do CEO da empresa.

Funcionários da Ubisoft anunciam greve
Reprodução

A situação interna da Ubisoft está em uma escalada de ânimos sem precedentes. Após os resultados ruins do último trimestre fiscal, o novo adiamento de Skull & Bones, o cancelamento de três projetos internos e, por fim, declarações nada amistosas do CEO da empresa, Yves Guillemot. Agora, depois de tudo isso, os funcionários da empresa estão se organizando para entrar em greve.

A convocação da greve está sendo realizada pelo sindicato dos trabalhadores Solidaires Informatique. De acordo com a organização da greve, a fala do CEO repercutiu muito mal ao jogar todo o cenário negativo da empresa na responsabilidade dos funcionários, eximindo a má gestão.

“O Sr. Guillemot exige muito de seus funcionários, mas sem nenhuma remuneração. Os salários acompanharam a alta inflação dos últimos anos? E a implementação da semana de quatro dias? O que foi feito para as equipes que vêm fora das produções esgotadas (como as de Just Dance ou Mario)?” escreveu Solidaires Informatique.

Nas reivindicações, o sindicato quer um aumento salarial imediato de 10% para todos os funcionários para conseguir compensar a inflação dos últimos anos no país. 

“Com as centenas de milhões de euros obtidos da Tencent, há dinheiro nos cofres dos empregadores […] Porque o Sr. Guillemot e sua camarilha só entendem a relação de poder, a Solidaires Informatique está convocando os funcionários da Ubisoft Paris a entrar em greve na sexta-feira, 27 de janeiro, à tarde, das 14h às 18h”, acrescentou o grupo.

Mudanças de estratégia

A Ubisoft recentemente mudou seu pensamento de negócios. O CEO Yves Guillemont resolveu desistir de lançar muitos jogos ao longo de um ano fiscal para apostar tudo em mega hits que podem gerar receita por longos períodos como foi o caso de Assassin’s Creed Valhalla que teve seu suporte encerrado dois anos depois do lançamento.

O problema da aposta é que, no cenário atual, a Ubisoft não conta mais nenhuma outra grande franquia para investir alto. Agora a aposta fica nos aguardados lançamentos do jogo de Star Wars e de Avatar que já produz há um bom tempo. Para 2023, até agora, o único game confirmado é Assassin’s Creed Mirage.

Redator, jornalista e fotógrafo formado em Cinema que até hoje gosta de espalhar ao mundo as últimas novidades sobre o audiovisual. E-mail: [email protected]