Final Fantasy XVI teve interface alterada por motivo inusitado

O game será lançado em 22 de junho 2023 para PS5. Uma versão para PC deve chegar posteriormente.

Final Fantasy XVI teve interface alterada por motivo inusitado

Mais do que nunca, a interface do usuário para jogos se tornou uma das peças mais importantes para o sucesso de um game. É através dela que os jogadores também acabam decidindo sobre como a jogabilidade funciona, se é facilitada ou não e também notam o design. A Square Enix precisou ficar atenta aos pedidos dos fãs ao notar que muita gente reclamou da interface de Final Fantasy XVI em seu primeiro trailer.

Durante uma entrevista ao canal do YouTube “Final Fantasy Union”, o produtor Naoki Yoshida confirmou que a interface foi alterada após consumidores reclamarem afirmando que parecia pertencer a um jogo de luta ou de ficção científica. “Certamente ouvimos o feedback quando lançamos o primeiro trailer e as pessoas viram a UI, e recebemos muitos comentários de que talvez parecesse muito com um jogo de luta”, respondeu Yoshida. 

“Ouvimos isso e voltamos atrás, refizemos a UI e a tornamos algo que se encaixa um pouco melhor no estilo, mas descobrimos que ela se misturava demais com o que estava acontecendo, tornando-se difícil de ver. No final das contas, Final Fantasy XVI é um RPG de ação e a ação é muito rápida, com muitas coisas em movimento. Por isso, é necessário que esses números e gráficos se destaquem, caso contrário você pode perdê-los no calor da ação“, conta.

“E se eles se misturarem demais e se encaixarem muito bem no mundo, então você não conseguirá vê-los e não saberá o que está acontecendo. Então, decidimos voltar para o que tínhamos originalmente, porque isso se encaixa melhor“, diz.

“E descobrimos que sim, na primeira vez que você vê, pode parecer estranho. Mas quanto mais você o vê, mais se acostuma e percebe que na verdade ele se encaixa com o que está acontecendo. Então, esperamos que os jogadores também percebam isso à medida que jogarem“, finalizou Yoshida.

Novas jornadas

Pelo visto, Final Fantasy XVI adotará um tom mais sombrio que o rotineiro da franquia. A história segue o protagonista Clive Rosfield, um jovem dedicado a dominar uma espada mística. Ele é encarregado de proteger seu irmão mais novo Joshua – o Dominante da Fênix. A história do jogo acompanhará os irmãos da adolescência até a idade adulta.

Por conta de eventos diversos, Clive acaba trilhando uma jornada de vingança e destruição. O game será lançado em 22 de junho 2023 para PS5. Uma versão para PC deve chegar posteriormente.