Final Fantasy XVI não contará com diversidade étnica

O game chegará no primeiro semestre de 2023 para PS5.

Reprodução

Questões de representatividade são uma das pautas mais importantes para grandes produções do entretenimento, porém com Final Fantasy XVI, alguns fãs poderão se sentir decepcionados já que o produtor Naoki Yoshida, em conversa com a IGN, afirmou que o game não terá diversidade étnica em seu elenco de personagens principais.

“A resposta que tenho, entretanto, deve ser decepcionante para alguns dependendo das expectativas individuais“, disse o produtor. “Nosso conceito de design desde os primeiros estágios de desenvolvimento sempre se debruçou muito na Europa medieval, incorporando padrões históricos, culturais, políticos e antropológicos que prevaleceram naquela época”, explica Yoshida.

“Quando se decide sobre o contexto que melhor se encaixa a história que queremos contar, a história de uma terra cercada pela Praga, nós sentimos que ao invés de criarmos algo em escala global, foi necessário limitar o escopo para uma única terra, uma que, geograficamente e culturalmente, é isolada do resto do mundo em uma era sem aviões, televisão ou telefones”, disse o produtor.

Ele conta que apesar do jogo ser fantasioso, o time de produção tentou ao máximo se calcar em inspirações reais sobre a Europa medieval. “No fim, sentimos que, enquanto incorporar diversidade étnica em Valisthea era importante, uma ‘sobre-incorporação’ nesse pedaço de um mundo muito maior terminaria causando a violação dos limites narrativos que, originalmente, havíamos estabelecido. A história que estamos contando é fantasiosa, mas é enraizada na realidade“, explica Yoshida.

“Pessoas cuja histórias podemos nos identificar. Existe diversidade em Valisthea. Diversidade que, enquanto nem tanto inclusiva, tem sinergia com a história que criamos e faz jus as inspirações“, finaliza.

Novas jornadas

Pelo visto, Final Fantasy XVI adotará um tom mais sombrio que o rotineiro da franquia. A história segue o protagonista Clive Rosfield, um jovem dedicado a dominar uma espada mística. Ele é encarregado de proteger seu irmão mais novo Joshua – o Dominante da Fênix.

Por conta de eventos diversos, Clive acaba trilhando uma jornada de vingança e destruição. O game chegará no primeiro semestre de 2023 para PS5. Versões para PC e Xbox Series chegarão posteriormente.

Redator, jornalista e fotógrafo formado em Cinema que até hoje gosta de espalhar ao mundo as últimas novidades sobre o audiovisual. E-mail: [email protected]