Chinês pode ter morrido de exaustão após maratona de streaming

Rapaz teve que cumprir contratos com empresas e pode ter morrido de exaustão.

Chinês pode ter morrido de exaustão após maratona de streaming

Um trágico incidente na cidade de Zhenghzhou, na China, chama a atenção para as questões de saúde mental e condições de trabalho relacionadas ao crescente campo do streaming de jogos. Li Hao, um jovem estudante universitário e streamer de jogos contratado pela empresa Henan Qinyi Culture and Media, faleceu de suposta exaustão após uma intensa sequência de streaming.

De acordo com o China Daily, Li Hao trabalhou por 240 horas em um período de 26 dias, transmitindo jogos por 9 horas consecutivas durante 5 noites seguidas. O objetivo era atender aos requisitos contratuais, que incluíam também o upload de pelo menos 15 vídeos por mês. O corpo do jovem foi descoberto por amigos no dia 10 de novembro.

A empresa Henan Qinyi nega que o streaming esteja relacionado à morte e alega que os funcionários têm a liberdade de escolher seus horários de serviço. Contudo, relatos sugerem que a empresa transferiu o horário de trabalho de Li Hao para o período noturno, algo que ele supostamente não desejava.

A empresa emitiu um comunicado, negando qualquer responsabilidade na morte do streamer e afirmando que a relação com os funcionários é uma “simples cooperação”, onde oferecem espaço e recebem uma comissão pelas gorjetas. Após a tragédia, a empresa ofereceu uma ajuda financeira de cerca de US$ 700 à família de Li Hao, mas destacou que os pagamentos futuros seguirão os trâmites legais.

A morte de Li Hao levanta preocupações sobre as condições de trabalho e a saúde mental dos streamers, especialmente aqueles que buscam equilibrar o streaming com obrigações acadêmicas. As autoridades agora devem conduzir uma investigação para determinar as circunstâncias exatas da morte e avaliar a possível responsabilidade da empresa no trágico incidente. Este caso destaca a importância de garantir condições de trabalho seguras e sustentáveis no campo do streaming de jogos.