Bandai nega ter usado IA em dublagem de Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections

Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections foi lançado em 16 de novembro de 2023 para diversas plataformas.

Bandai nega ter usado IA em dublagem de Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections

A Bandai Namco veio a público para negar as alegações de que teria utilizado inteligência artificial (IA) para dublar vozes em Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections. Em meio a críticas e reclamações de dubladores sobre a qualidade inconsistente das vozes dos personagens em inglês e português, a publisher japonesa explicou que os problemas foram causados por falhas durante o processo de edição de áudio do jogo.

O alvoroço começou quando alguns dubladores levantaram suspeitas de que a Bandai Namco teria recorrido à IA para as dublagens. No entanto, um porta-voz da empresa esclareceu a situação em um comunicado ao IGN, afirmando que as falas não foram geradas por IA, mas sim resultado de inconsistências durante o processo de edição e masterização.

O porta-voz da Bandai Namco expressou desculpas à comunidade de fãs pelo transtorno e assegurou que a empresa está trabalhando ativamente para encontrar uma solução para o problema. Segundo ele, as falhas na masterização dos áudios foram responsáveis pelas vozes mecânicas e aleatórias de alguns personagens, não sendo resultado do uso de inteligência artificial como alegado por alguns.

A publisher atribuiu o problema ao processo de edição e admitiu que essas inconsistências levaram às vozes mecânicas e aleatórias que foram criticadas pelos jogadores. No entanto, a resposta gerou algumas dúvidas, uma vez que é surpreendente que tais problemas não tenham sido detectados antes do lançamento do jogo.

A Bandai Namco está comprometida em corrigir os áudios e vozes problemáticas em algumas falas em inglês e português por meio de um patch de correção. No entanto, até o momento, não foi divulgada uma data específica para a disponibilidade dessa atualização.

Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections foi lançado em 16 de novembro de 2023 e está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC. O jogo da franquia Naruto enfrentou controvérsias em relação à qualidade das dublagens, mas a Bandai Namco está empenhada em resolver os problemas relatados pelos jogadores.