Teoria de ‘Vingadores: Ultimato’ explica como Thanos reconheceu Tony Stark

Por que o titã já estava familiarizado com o Sr. Stark? Os fãs criaram uma hipótese razoável.

É uma das questões mais debatidas do MCU: como Thanos reconheceu Tony Stark?

Ainda que a maioria dos fãs tenha assumido que o conhecimento de Thanos sobre Tony vem da Batalha de Nova York no primeiro filme dos Vingadores, uma nova teoria sugere que o conhecimento do Titã Louco vem de algo completamente diferente.

Em Vingadores: Guerra Infinita, Thanos reconhece Tony Stark muito prontamente e, quando perguntado, Thanos simplesmente diz que ele também é amaldiçoado com conhecimento. O usuário do Reddit atradayse sugere que esse conhecimento é a raiz das coisas, especificamente que Thanos conhece Tony por causa de quão único ele é.

A teoria se desenrola, em primeiro lugar, porque a ideia de que Thanos estaria familiarizado com Tony graças aos primeiros Vingadores não consegue explicar muito bem toda a coisa.

Os pontos principais são que Thanos envia pessoas para fazer o trabalho sujo dele – neste caso o Chitauri e o Loki. Embora os detalhes da batalha certamente tenham voltado a Thanos, isso não explica exatamente seu reconhecimento específico de Tony.

A teoria continua explicando que Thanos não está nem familiarizado com Peter Quill, alguém que realmente conseguiu segurar a Joia do Poder brevemente e é o filho de um celestial. Quill chega no máximo a ser reconhecido como “o namorado” depois de manter sua promessa para Gamora.

Isso se resume à ideia de Tony ser especial, e a teoria aponta para um momento específico em Homem de Ferro no qual Obadiah Stane pede aos cientistas da Stark Industry que construam um reator do mesmo tamanho que o de Tony. Eles afirmam que isso não pode ser feito e, em seguida, ao dizer que Tony fez isso em uma caverna com uma caixa de sucatas, brinca: “Eu não sou Tony Stark”.

A conclusão? Mesmo entre os muito inteligentes, Tony é uma anomalia. Ele é único, com um intelecto que o torna incrivelmente poderoso a ponto de ele se destacar do bando. No raciocínio da teoria, é essa singularidade que Thanos reconhece e, especialmente depois de Nova York, entendeu que Tony está disposto a usar seus poderes, não importando seu custo pessoal.

A teoria segue sugerindo que essa qualidade em particular é a razão pela qual o Doutor Estranho desistiu da Joia do Tempo para salvar Tony de Thanos: Tony é fundamental para salvar o mundo. Não só isso, ele também poderia sugerir que será o próprio Tony quem resolve a questão de ficar sem ar no Milano. Ele já fez isso antes, quando construiu seu primeiro reator de arco naquela caverna. Não seria exagero ver Tony criar algo no Milano – presumivelmente com Nebula – para colocá-los em segurança.

Com o Ultimato sendo o “fim” da história iniciada em Homem de Ferro há mais de uma década, essa seria uma explicação interessante.

E aí, o que acham?

Vamos ter que esperar a estreia de Vingadores: Ultimato em 25 de abril pra saber.

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.