O dia 04 de maio é considerado um feriado pelos fãs de Star Wars. E tem o objetivo de celebrar a cultura introduzida pelos filmes e honra-los. O Star Wars Day foi criado pelo próprio George Lucas.
A primeira celebração organizada do Star Wars Days foi em 2011, e aconteceu em Toronto, Ontário, Canadá no Cinema Subterrâneo de Toronto. As festividades incluíram um Game Show de Trívia sobre a Trilogia Original, um concurso de fantasias com os juri composto por celebridades, a exibição em tela grande dos melhores filmes, mash-ups, paródias, e remixes da web. A segunda edição anual aconteceu em uma sexta-feira, 4 maio de 2012.
Sem mais delongas, vamos as 10 curiosidades que vocês (provavelmente) não sabiam.
Que a Força esteja com vocês!
1 – Darth Vader foi o primeiro personagem do universo Star Wars criado por George Lucas. Presente em apenas 12 minutos de Star Wars: Episódio IV, foram necessários três atores para dar vida ao vilão: James Earl Jones (voz),David Prowse (corpo) e Sebastian Shaw (rosto). Originalmente, Lucas queria que o personagem fosse dublado por Orson Welles, mas desistiu por achar que a voz do ator/diretor seria facilmente reconhecida. A armadura foi desenhada por Ralph McQuarrie, cuja principal preocupação era a capacidade do personagem de se locomover e respirar enquanto se deslocava da sua nave para a da Princesa Leia – não é explicado o porquê da armadura até O Império Contra-Ataca. O som da respiração do Darth Vader foi criado por Ben Burtt, que colocou um pequeno microfone do bocal de um respirador de mergulho e gravou o som da própria respiração usando o aparelho.
2 – O ator Alec Guiness, que interpreta o Obi-Wan Kenobi, agiu como a maioria dos estúdios. Ele achou que o filme seria um lixo de conto de fadas. No entanto, o Mestre Jedi só topou participar se ele ganhasse 2% do faturamento. Bem, ele acabou ganhando U$ 95 milhões de dólares.
3 – O ator Harrison Ford, praticamente um desconhecido, topou em fazer Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança por módicos U$ 10,000,00. Bem, definitivamente ele não era um Jedi como o Alec Guiness
4 – O nome R2-D2 significa “Reel 2, Dialog 2”. A sigla surgiu durante a pós-produção de Loucura de Verão (1973), quando o editor de som pediu a Lucas o R2-D2, ou o Rolo#2 (Reel 2) do Segundo Diálogo (Dialog 2). Lucas gostou do som da abreviação e anotou para usá-la no futuro. Nas primeiras versões do roteiro, R2-D2 podia falar normalmente. Apesar de suas falas terem sido removidas, as reações de C-3PO ao diálogo foram mantidas no roteiro.
5 – O som do caça Tie Fighter foi criado usando o barulho de um elefante mixado com o som de um carro andando em uma pista molhada.
6 – Usaram um Gillete Sensor Excel como comunicador do Qui-Gon Jinn.
7 – A palavra Ewok nunca é dita no filme, assim com os membros da tribo nunca são chamados por seus nomes (Wicket, Paploo, etc.). A língua falada pelos Ewoks foi baseada no tibetano. O designer de som Ben Burtt teve como inspiração um documentário da BBC sobre línguas tibetanas, nepalesas e calmucas, tendo entrevistado diversos tibetanos para o filme. A tripo também fala filipino (o dialeto Tegalog) e Kalmuck, língua das tribos nômades da região central da China. Outras inspirações de línguas aparecem nas falas de Nien Nunb, o piloto de Lando Calrissian, que fala Haya, um dialeto da Tanzânia (os diálogos teriam sido gravados por um estudante intercambista) e dos Jawas, que falam uma versão alterada e acelerada de zulu.
8 – Quando começaram a filmar Star Wars – O Império Contra-Ataca, Mark Hamill sofreu um acidente de carro que deixou um belo machucado em seu rosto. Para não atrasarem a produção, inseriram a cena onde o Luke foi ferido por um Wampa, justificando assim a cicatriz.
9 – Foram usados 7 diferentes atores para interpretar Anakin Skywalker/Darth Vader: David Prowse (o corpo do Darth Vader), James Earl Jones (a voz do Darth Vader), Bob Anderson (as cenas de lutas), Sebastian Shaw (o rosto do Darth Vader velho), Ben Burtt (a respiração do Darth Vader), Jake Lloyd e Hayden Christensen (Anakyn Skywalker novo e o velho, respectivamente).
10 – Antes de ser Skywalker, Luke era Starkiller. Adventures of the Starkiller, Episode I: The Star Wars era o título da segunda versão do roteiro de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. Luke foi rebatizado e chegou a sua personalidade definitiva durante a pré-produção do filme. Antes, porém, Lucas brincou muito com seu protagonista, que chegou a mudar de sexo depois que o diretor/roteirista cortou a Princesa Leia de uma das versões do script. Ideias como um elenco principal formado por anões, Luke Skywalker como um general de 60 anos e Han Solo alienígena também passaram pela cabeça de Lucas.