Seth Rogen explica por que a Marvel atrapalha os filmes de comédia

Como chegar no mesmo patamar?

Imagem: Paul Archuleta/FilmMagic

Quando não é 2020 e os cinemas estão abertos em todo o mundo, os filmes da Marvel Studios geralmente dominam as bilheterias; ultimamente, isso acontece três vezes por ano.

E isso é também um dos principais problemas do gênero de comédia nos dias de hoje, de acordo com Seth Rogen, estrela de An American Pickle. Como Rogen disse à GamesRadar, o tom cômico geral dos sucessos de bilheteria da Marvel estabeleceu um padrão que a maioria dos estúdios e produtoras não pode alcançar com orçamentos modestos.

“Uma coisa sobre a qual Evan e eu falamos muito é como os filmes da Marvel são comédias”, diz Rogen. “Thor: Ragnarok é uma comédia. O filme do Homem-Formiga é uma comédia em sua essência. Então é isso que está por aí. Existem comédias [com orçamento] de US$ 200 milhões por aí, e isso é algo que, como cineasta de comédia, você deve estar ciente. Esse é o nível que as pessoas esperam!”

O ator diz que é isso que ele e Goldberg – seu colaborador de longa data – tentam manter em mente ao desenvolver sua ampla variedade de filmes e programas de televisão.

“Esses filmes de enorme orçamento funcionam como comédias”, acrescenta. “O público ainda ama comédia, e eles querem isso – Deadpool – mas o escopo deles é enorme. Então, quando você não está oferecendo esse escopo, você tem que pensar, ‘O que estou oferecendo a eles?’ É por isso que algo como Good Boys vai bem, porque não estamos oferecendo um escopo. O que estamos oferecendo é pura comédia, emoção, relacionabilidade e nostalgia. Essa é a compensação.”

Uma vez que os filmes no Universo Cinematográfico da Marvel não são estritamente comédias, com cenários espetaculares e tudo mais, Rogen não acha que a comédia de tamanho médio está morta. Pelo menos, como está agora, ainda não.

“O que é engraçado é que me disseram nos últimos 10 anos que as comédias de médio porte estão morrendo”, ele conclui. “Ainda assim, ao longo desse tempo, felizmente, nós fomos capazes de lançar comédias de tamanho médio o suficiente que tiveram um bom desempenho que continuam nos permitindo fazê-las.

“Filmes como Sausage Party e Blockers conseguiram se sair muito, muito bem, embora sejam o tipo exato de coisa que as pessoas dizem que não fazem sucesso. Mas, de vez em quando, teremos filmes como Vizinhos que fazem muito, muito, muito sucesso. Isso nos permite continuar a fazê-los.”

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.