Figurante de Cruella denuncia uso de IA em set de filmagens do longa

A Greve dos Atores luta contra a tecnologia que pode substituí-los em produções

Cruella 2 (Reprodução: Walt Disney Studios)
Cruella 2 (Reprodução: Walt Disney Studios)

Em meio aos protestos da Greve dos Atores que foi oficializada a partir de ontem (14), em relato recente, atriz figurante de Cruella confirma uso de IA em set de filmagens do longa-metragem.

Amplamente discutido e combatido pelos membros do Sindicato de Atores (SAG-AFTRA), as estrelas, em grande parte figurantes de cenas, temem que os estúdios optem pelo uso da Inteligência Artificial para substituí-los em trabalhos, pagando-os por apenas um dia no mínimo, e usando suas imagens escaneadas no títulos.

Confirmando que a Disney já tinha planos do uso da polêmica tecnologia que pode tecnicamente, “acabar” com o trabalho dos atores, em seu Twitter, uma estrela figurante de Cruella afirma que o estúdio escaneou equipes presentes no filme, com a justificativa de que queriam “deixar as multidões maiores”. Veja:

“Eu era um atriz de fundo em Cruella e todos nós fomos escaneados. Eu não pensei muito nisso naquela época (nos disseram que era para fazer as multidões parecerem maiores), mas… sim, gostaria que isso não tivesse acontecido!”, afirmou a estrela. Isso levanta a pauta de que os estúdios queriam reutilizar imagens ampliadas por IA, descartando a presença de mais membros no set.

Cruella 2 e seu impacto com a recém-iniciada Greve dos Atores

A Greve dos Atores irá iniciar seus protestos públicos a partir desta sexta-feira (14), e um dos termos levantados pelo Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) para seus talentos, são a proibição de participar das gravações de filmes ou séries, divulgar projetos em entrevistas ou nas redes sociais, conceder entrevistas, ou sequer, participar de eventos promocionais como premieres. O fim para o movimento é indeterminado, visto que os estúdios não querem entrar em um acordo.

Isso afeta diretamente várias produções de Hollywood, incluindo Cruella 2, devido a paralisação completa de trabalhos. Enquanto isso, a sequência não possui qualquer previsão de lançamento.