CCXP23 anuncia cinco novos quadrinistas para o Artists’ Valley by Bis

Da esquerda para a direita: Lelis, Gidalti Moura Jr., Eduardo Vetillo, Thina Curtis e Daniel Esteves. Crédito: Divulgação/CCXP
Da esquerda para a direita: Lelis, Gidalti Moura Jr., Eduardo Vetillo, Thina Curtis e Daniel Esteves. Crédito: Divulgação/CCXP

A CCXP23, maior festival de cultura pop do mundo, anuncia cinco novos quadrinistas para o Artists’ Valley by Bis, que já conta com mais de 40 nomes confirmados. Nessa sexta-feira (20), os nomes anunciados foram: Lelis, Gidalti Moura Jr., Eduardo Vetillo, Thina Curtis. Acesse o site oficial para acompanhar o line up atualizado do evento.

Nascido em Minas Gerais, iniciou sua carreira nos jornais locais em 1987. Com uma passagem de seis anos na Folha de São Paulo, o artista também colaborou com mais de 100 livros ilustrados e sete obras autorais, incluindo “Cidades do Ouro”, “Hortência das Tranças” e “Fronteiras”, deixando sua marca no mercado editorial. Sua influência se estende além do Brasil, colaborando com obras publicadas em vários países, consolidando-se como um artista multifacetado e reconhecido internacionalmente. Lelis chega ao Artists’ Valley by Bis através de uma parceria com a Skript Editora.

Gidalti Jr conquistou o prestigioso Prêmio Jabuti na categoria de história em quadrinhos em 2017 com sua obra “Castanha do Pará”  e com seu trabalho “Brega Story” recebeu os prêmios HQMIX de melhor álbum nacional e o CCXP Awards 2022 de melhor álbum. Com um contexto focado na Amazônia e na região Norte do Brasil, suas obras abordam temáticas envolventes e fundamentais para a compreensão dessa região.

Conheça mais artistas que foram confirmados na CCXP

Eduardo Vetillo é um quadrinista com passagem por editoras como Bloch, Globo, Vecchi, Abril e FTD, atualmente se dedica a adaptar obras literárias nacionais e estrangeiras para quadrinhos. Ele colaborou em títulos como “O Guarani”, “A Saga de Canudos” e “Liberdade ainda que tarde”. Vetillo também é responsável pelas ilustrações em aquarela na coleção de clássicos de Monteiro Lobato e ilustrou o livro infantil “Pequeno Príncipe” para a editora Pé da Letra.

Thina Curtis é uma talentosa fanzineira, criadora de histórias baseadas em contos pensados por fãs. Ela é conhecida por organizar os eventos “Fanzinada e Café Ilustrado & Convidados”, além de ser Membro de Honra, na ANZINE (Associação Nacional de Pesquisas em Fanzines). Daniel Esteves é um roteirista e editor conhecido por suas diversas HQs autorais, incluindo “Último Assalto” e “Sobre o tempo em que estive morta”. Ele também edita adaptações de clássicos da literatura para quadrinhos na editora Ciranda Cultural. Reconhecido com o HQMIX como melhor roteirista nacional em 2020 e Ângelo Agostini como melhor roteirista.