Oscar 2023 | Brendan Fraser vence a categoria de Melhor Ator

O Oscar 2023 de Melhor Ator chega com o amplo favoritismo de Brendan Fraser, que foi ameaçado por uma escalada recente de Austin Butler.

Brendan Fraser no filme A Baleia - Foto: Reprodução / A24
Brendan Fraser no filme A Baleia – Foto: Reprodução / A24

O Oscar 2023 entregou, neste domingo (12/03), a estatueta de Melhor Ator, um de seus principais prêmios. O vencedor foi mesmo Brendan Fraser, por A Baleia, um trabalho muito elogiado pela crítica e pelo público que já havia garantido ao ator o reconhecimento em diversas outras premiações.

No filme, Brendan Fraser interpreta Charlie, um homem que engorda mais de 200 quilos após passar por uma tragédia em sua vida. Ele enfrenta problemas de saúde e, para tentar partir em paz, quer se reconciliar com a sua filha (Sadie Sink). Ele conta com a ajuda de uma amiga enfermeira (Hong Chau) e ainda lida com a intromissão de um jovem religioso (Ty Simpkins) que quer salvar sua alma.

Os outros indicados no Oscar 2023 de Melhor Ator, além de Brendan Fraser, foram: Austin Butler, por Elvis; Colin Farrell, por Os Banshees de Inisherin; Paul Mescal, por Aftersun e Bill Nighy, por Living.

Oscar 2023 | ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ leva o prêmio na categoria de Melhor Direção

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo/A24
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, favorito ao Oscar 2023 – Foto: Reprodução / A24

O Oscar 2023 entregou, neste domingo (12/03), a estatueta de Melhor Diretor, que vinha sendo considerada uma das maiores incógnitas da cerimônia. Isso porque a crítica e o público se dividiram entre os Daniels (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, e Steven Spielberg, por seu trabalho no autobiográfico Os Fabelmans.

No entanto, a categoria ficou nas mãos da dupla de diretores responsável por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, o filme-sensação do ano passado. Esse é apenas o segundo filme da dupla: antes, eles haviam dirigido apenas a comédia dramática Um Cadáver para Sobreviver, que fez sucesso modesto no circuito cinematográfico, mas conquistou fãs no mundo inteiro.