Jean-Luc Godard: Conheça as obras do cineasta francês

O cineasta francês Jean-Luc Godard faleceu nesta terça-feira (13/09); conheça as obras do artista e sua vida

O cineasta Jean-Luc Godard
O cineasta Jean-Luc Godard – Foto: Reprodução / IMDb

Jean-Luc Godard, cineasta francês, morreu nesta terça-feira (13/09) aos 91 anos de idade. Segundo a agência “Reuters”, a notícia foi confirmada pela esposa do diretor, a também cineasta Anne-Marie Mieville. “Jean-Luc Godard morreu pacificamente em casa, cercado por entes queridos”, informou o comunicado à imprensa da França.

O cineasta começou sua carreira como crítico de cinema e, depois, passou a fazer documentários e filmes experimentais. Entre suas obras de maior destaque, estão “Acossado” (1960) e “O desprezo” (1963), estrelado pela atriz Brigitte Bardot. O artista também fez filmes como “Viver a Vida” (1962), “Alphaville” e “O Demônio das Onze Horas“, ambos de 1965, “Week-End à Francesa” (1967), “Carmen” (1983), “Eu Vos Saúdo Maria” (1985) e “Adeus à Linguagem” (2014).

A maioria de suas obras adotava um novo estilo de filmagem, o que redefiniu as nomas de câmera, fazendo elas ficarem mais fáceis de manusear e com mais movimento. Ele ainda mudou o som e a narrativa do cinema, além dos cortes e diálogos existenciais. Mesmo revolucionando o cinema, seus títulos sempre causavam controvérsias nos setores tradicionais e com a igreja católica. O filme “Je Vous Salue, Marie“, de 1985, chegou a ser rejeitado pelo então Papa João Paulo II e foi proibido no Brasil durante a época de seu lançamento, alegando que a história era uma ofensa ao catolicismo.

Jean-Luc Godard e sua vida artística

No ano de 2014, o artista ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes por “Adeus à Linguagem“. Em 2018, ele concorreu a Palma de Ouro em Cannes com “Imagem e Palavra“, que faz uma reflexão sobre o mundo e o cinema. Além de vários Leões em Veneza e Ursos em Berlim, o cineasta também foi homenageado pelo conjunto de sua obra em premiações como o César, o Oscar e em Cannes.

Em março do ano passado, quando completou 90 anos de idade, Godard anunciou que já estava com planos de se aposentar, porém, ele declarou que ainda faria dois filmes antes disso: “Estou finalizando a minha vida no cinema — sim, minha vida de cineasta — com mais dois roteiros. Depois disso, eu direi: ‘Adeus, cinema!'”.

O artista nasceu em Paris no ano de 1930 e era de uma família franco-suíça. Era filho de médico e neto dos fundadores do banco Francês “Paribas“.