Eclipse solar: como acontece, como observar, qual o melhor horário; confira tudo

Norte e Nordeste são as melhores regiões para observar. No restante do país, o fenômeno será parcial.

Eclipse solar acontece no dia 14 de outubro – Foto: Reprodução / Stocker plus | Shutterstock / Portal EdiCase
Eclipse solar acontece no dia 14 de outubro – Foto: Reprodução / Stocker plus | Shutterstock / Portal EdiCase

Um espetáculo celestial ocorrerá nas Américas do Norte, Central e do Sul, neste sábado (14). Trata-se do eclipse solar anular que criará um “anel de fogo” no céu. Os eclipses solares anulares são como os eclipses solares totais, exceto que a lua está no ponto mais distante da sua órbita da Terra, por isso não pode bloquear completamente o sol. Em vez disso, a luz ígnea do sol envolve a sombra da lua, criando o chamado anel de fogo. Um eclipse anular não ocorrerá novamente nesta parte do mundo até 2046, de acordo com a Nasa.

Nas regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo. O eclipse começará na parte da manhã e será observado primeiro na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil será o último país a assistir ao fenômeno astronômico, no período da tarde, que deve ter uma duração de duas horas. O ponto máximo terá cerca de cinco minutos. Na página Time and Date é possível consultar o horário na sua cidade.

Aqueles que pretendem acompanhar o evento experimentarão várias fases. Primeiro, quando a lua começar a passar na frente do sol, criará um eclipse parcial em forma de meia-lua, fazendo parecer que a lua está dando uma mordida na nossa estrela. Uma hora e 20 minutos após o início do eclipse parcial, a lua se moverá diretamente na frente do sol, criando o anel de fogo (também chamado de anularidade). Dependendo da sua localização ao longo do caminho, esta fase durará entre um e cinco minutos.

Durante a anularidade, o céu ficará mais escuro, embora não tão escuro como durante um eclipse solar total, quando toda a luz do sol é bloqueada. A lua continuará sua jornada através do sol por mais uma hora e 20 minutos, criando outro eclipse parcial, antes que ela saia de vista. A observação dos eclipses solares deve ser feita com a utilização de filtros especializados, como, por exemplo, o filtro de polímero preto ou ainda com equipamentos de segurança, como óculos de soldador.

Jornalista formado pela UFPB. Amo ciência, filosofia e, acima de tudo, o estilo de vida do imperador Marco Aurélio. E-mail: [email protected]