Claudia Raia: Quais os impactos emocionais na mulher durante uma gravidez tardia?

Os cuidados com a mulher durante uma gravidez tardia extrapolam a saúde física, devido às circunstâncias da gravidez

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello dançam para anunciar gravidez da atriz - Foto: Reprodução / Instagram
Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello dançam para anunciar gravidez da atriz – Foto: Reprodução / Instagram

A atriz Claudia Raia pegou os fãs de surpresa ao anunciar que está grávida aos 55 anos. A notícia gerou debate na internet e reacendeu a discussão sobre os riscos da gestação tardia, mas para além dos impactos físicos no corpo da mulher, a gravidez nessa fase da vida também pede cuidados com a saúde mental.

A gravidez tardia apresenta uma série de riscos físicos, como o aumento das chances de abortos espontâneos, mortalidade perinatal, parto prematuro e possibilidade de erros genéticos na formação do bebê, o que faz com que os cuidados com a saúde física sejam priorizados em detrimento da saúde mental da mulher.

Dra. Leninha Wagner é PhD em neurociências, possui formação em neuropsicologia, é Doutora em psicologia, Mestre em psicanálise e Perita Judicial em Psicologia, fundadora da Substância Singular Psicologia Clínica - Foto: Reprodução / MF Global
Dra. Leninha Wagner é PhD em neurociências, possui formação em neuropsicologia, é Doutora em psicologia, Mestre em psicanálise e Perita Judicial em Psicologia, fundadora da Substância Singular Psicologia Clínica – Foto: Reprodução / MF Global

Segundo a neuropsicóloga e mestre em psicanálise, Dra. Leninha Wagner, a sociedade exerce grande influência na escolha por uma gravidez tardia. “A gestação tardia tem aumentado consideravelmente, o que vem sendo mostrado em diversos estudos nos âmbitos nacional e internacional. As mulheres estão optando em ter uma gravidez tardia por questões econômicas e psicológicas, planejando e adquirindo maior maturidade e estabilidade financeira, para se tornarem mães”.

Assim como Claudia Raia, é preciso acompanhamento médico redobrado

Além disso, é essencial cuidar do equilíbrio emocional da mulher durante a gravidez tardia, pois o alerta sobre os possíveis problemas de saúde ligados à idade em que a gestação ocorre pode gerar estresse e ansiedade na mãe, o que pode ser prejudicial.

Dra. Leninha Wagner ressalta a importância do acompanhamento médico para a mulher em casos de gestação tardia e avalia que em alguns casos a mãe pode ter mais estabilidade financeira e  maturidade para lidar com a situação, apesar dos desafios da gestação tardia.

Em qualquer idade, a gestação deve ser acompanhada de perto por profissionais, porém a partir dos 35 anos os cuidados devem ser redobrados, ser individuais e humanizados em relação ao cuidado com a saúde da mulher, pois se de um lado há maior maturidade, maior nível de instrução, bem como está mais preparada emocional e financeiramente, portanto mais segura para este momento, por outra perspectiva, fisiologicamente requer uma atenção especial”, afirma a especialista.

Redator com passagens pelo MAZE Blog (MTV), Cenapop (UOL), Splash (UOL) e Bolavip Brasil, além de apresentador e roteirista no Canal Cinco Tons, no YouTube. É editor-chefe do Hit Site desde 2022. E-mail: [email protected]