Top 5 | As ilustrações mais perturbadores de Junji Ito

O mestre dos mangás de terror, Junji Ito, tem o dom para criar artes arrepiantes, que vão te pertubar por muito depois depois de vistas.

Junji Ito
Reprodução/ Internet

Hoje em dia, Junji Ito não precisa mais de apresentações, afinal, ele não só é conhecido e aclamado no mundo todo, como, no Brasil, diversas de suas obras já foram, e estão, sendo publicadas. O motivo de tantos fãs adorarem Ito, não é apenas suas narrativas que conseguem transformar o abstrato e o cotidiano em horror, mas também suas ilustrações perturbadoras.

O mangaká sempre arrasa na arte de seus mangás, não importa o tipo de história que está contando. Às vezes, tudo o que ele precisa para nos assustar é justamente de uma ilustração que mexe com nossos medos mais íntimos e desconhecidos. Suas artes detalhadas e distorcidas podem transformar até mesmo um simples gato em um monstro vindo de pesadelos.

Por isso, trazemos a seguir, as 5 artes mais apavorantes de Junji Ito, e aproveitamos para recomendar os mangás ou contos que deram origem a cada uma delas. Cuidado, pois Junji Ito nunca mais sairá de sua mente, após vê-las.

As 5 ilustrações mais perturbadores de Junji Ito 

  • 5. A Centopéia

Se tem algo que costuma pertubar a maioria de nós são incetos com muitas patas. Agora, imagine uma pessoa virar uma espécie de centopéia humana, ao ser conectada aos crânios de seus ancestrais? Essa arte vem direto de My Dear Ancestors, de Junji Ito, e pode não ser tão chocante em uma primeira olhada, mas quanto mais você nota os detalhes da arte, mais agoniante ela se torna. 

  • 4. Sr. Yokota

Um dos mangás mais famosos de Ito é Uzumaki. Nele, o mangaká transforma a forma espiralada na maldição aterradora que toma conta de uma cidade. Tudo nessa pacata cidade começa lentamente a se transformar em uma espiral, incluindo alguns alunos de uma escola, que começam a se transmutar em caracóis gigantes. A melhor cena é a do professor dessa escola chegando à sala de aula, se arrastando pelo chão, coberto de gosma e protuberâncias.

  • 3. O pai de Shuichi vira uma espiral

Outra história perturbadora de Uzumaki é justamente o conto de abertura do mangá, em que vemos o pai do personagem Shuichi se tornar obcecado pelo formato espiralado. Ao final da história, sua obsessão atinge o limite máximo, quando ele transforma a si mesmo em uma espiral, contorcendo seu corpo em círculos, dentro de um enorme tonel, até a morte.  

  • 2. Yasumin 

Smashed, de Junji Ito, conta a história de Sugio, que “leva seus amigos à casa de Ogi para experimentar um delicioso néctar. Quando eles chegam, encontram Ogi esmagado contra a parede em uma exibição horrível.” (Via Screenrant). Mas, a morte de Yasumin é a mais perturbadora, eternizada em uma arte que o mostra esmagado contra uma parede, sendo a primeira perda entre o grupo de amigos. 

  • Cicatriz de Azami

Talvez a arte mais conhecida e mais pertubadara de Junji Ito seja o nosso número 1. The Scar, que também pertence a Uzumaki, mostra mais uma vítima da maldição da espiral. Azami desenvolve uma pequena espiral em sua cabeça que vai aumentando de tamanho, até tomar grande parte de seu rosto. O movimento do globo ocular da personagem, pela espiral, feita com sua carne, é o ápice do horror corporal do mangaká. (Via Screenrant).