Pesquisa revela condições de trabalho de artistas de manhwa

Sempre ouvimos falar das cruéis condições de trabalho dos artistas de mangá, mas e quanto ao mercado de trabalho de manhwas?

manhwa
Reprodução/ Internet

Os mangás já são uma potência no mercado global e os manhwas estão vindo com tudo logo atrás. Agora, com o sucesso dos manhwas digitais, chamados de webtoons, os mangás também tem buscado lançar versões ou histórias originais online. Apesar disso, o mundo digital ainda é dominado pelos quadrinhos coreanos, muito mais que os japoneses. Ainda assim, ambos os mercados parecem estar cada vez mais se influenciando, seja para o bem ou para ou mal.

Uma pesquisa liberada recentemente, focada em manhwas, revelou que trabalhar na área é tão difícil e desgastante como já sabemos ser a indústria do mangá. Segundo o site Comic Book: “O relatório vem direto da Agência de Saúde e Segurança Ocupacional da Coreia, depois que uma equipe fez estudos de caso em dois títulos de ‘manhwa’, Solo Leveling e Roxana.”. Os dois títulos foram escolhidos porque ambos os seus criadores passaram por problemas de saúde devido ao trabalho.

As conclusões do relatório são chocantes, pois, ele revela que 28,7% dos autores de manhwa têm depressão, sendo que a média nacional do país de origem desses artistas – a Coreia do Sul – é inferior, de 7,7%. A pesquisa ainda descobriu que a maioria dos criadores tem pensamentos suicidas, já planejarem cometer suicídio e/ou tentarem cometer suicídio.

webtoon
Reprodução/ Internet

O cruel mercado de trabalho de manhwas

O relatório ainda conseguiu informações importantes sobre as razões da depressão em alguns desses artistas de manhwas, e um dos vários motivos acaba sendo os comentários negativos que eles recebem sobre seus trabalhos. Quem recebe esse tipo de comentário está mais propenso a ter ansiedade e depressão. Além disso, segundo o site Comic Book:

“O grupo também era mais propenso a desenvolver distúrbios musculares ou problemas de saúde devido a problemas de postura. E depois de pesquisar 300 artistas, a maioria dos criadores (51%) disse que sua renda mensal estava entre US$ 1.600 e US$ 3.200. Claramente, a indústria coreana de ‘manhwa’ sofre de alguns problemas infames na esfera do mangá no exterior. No Japão, os artistas de mangá falaram longamente sobre seus horários impossíveis e trabalhos exigentes. Criadores como Yoshihiro Togashi de Hunter x Hunter desenvolveram problemas crônicos de saúde por causa de suas carreiras. E, infelizmente, parece que esse fenômeno agora está sendo testemunhado em outros países que abraçaram a ascensão meteórica do mangá.” (Via Comic Book). 

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]