Pesquisa aponta que a maioria dos animes pirateados nos EUA estão disponíveis de forma legal

A pirataria sempre andou junto aos animes e tem sido duramente combatida pelo Japão na última década, mas…

anime pirata
Reprodução/ Internet

Diversos relatórios sobre animes e pirataria tem sido revelados nas últimas semanas, como o da Variety Intelligence Platform que, ao pesquisar quais eram os programas mais pirateados da televisão estadunidense, descobriu que 50% deles eram animes. Se você imagina que os animes mais pirateados são os de difícil acesso, ou os que não são licenciados, está enganado, pois a maioria desses títulos tem formas de acesso legal.  

Segundo a Variety Intelligence Platform, o programa mais pirateado de 2022 nos EUA foi A Casa do Dragão, da HBO, o que não é surpresa, afinal, a série é um spin-off de uma das maiores séries televisivas de todos os tempos, Game of Thrones. Em segundo lugar, já temos o primeiro anime da lista, Chainsaw Man. Ele é seguido de Running Man, a sexta temporada de Rick and Morty, Moon Knight, e o segundo anime, Bleach. No caso, a pesquisa deve estar se referindo a Bleach: Thousand-Year Blood War.

Em seguida, em sétimo e oitavo lugar, temos The Eminence in Shadow, O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, em nono e décimo o anime Spy x Family e a segunda temporada The Rising of The Shield Hero. 

Pirataria de animes licenciados 

Como já dito, o que mais surpreendeu na pesquisa da Variety é que os animes pirateados estão disponíveis no país de forma legal, através da televisão ou streaming. Então, por que eles continuam a ser consumidos de forma ilegal, se os fãs tem acesso a eles de forma legalizada? O relatório tem um palpite. 

O relatório questionou se o alto número de anime sendo pirateado é porque as pessoas que costumavam piratear, quando o anime estava praticamente indisponível, continuam a fazê-lo, embora todos esses títulos estejam disponíveis na América.” (Via Otaku USA Magazine)

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]