Os mangás shounen estão cada vez mais curtos?

Se compararmos mangás shounen antigos, como One Piece, e os mais recentes, como Demon Slayer, há uma grande diferença de tempo de duração.

Mangás shounen - Reprodução Animes, Olá Nerd
Mangás shounen – Reprodução/ Animes, Olá Nerd

Se você é um leitor antigo de mangá, principalmente shounen, já deve ter notado que as obras de hoje em dia estão terminando cada vez mais cedo. Antigamente, os mangás do gênero duravam longos anos, como One Piece, que ainda está em andamento, Naruto e Dragon Ball, pois eram a demografia mais popular, assim como ainda é hoje em dia. Então, o que mudou de lá para cá?

Se usarmos de exemplo o mangá Demon Slayer, apesar do enorme sucesso mundial, ele teve uma duração curta, com apenas 23 volumes, algo que até mesmo seus fãs costumam reclamar. Outro exemplo atual é Mashle: Magic and Muscles que começou a ser publicado em 2020 e chegou ao fim com 17 volumes. Quando lembramos de shounens mais antigos, a diferença no número de volumes é absurda: Naruto – 72 volumes e One Piece – 105 e contando.

Talvez, um dos maiores, em tamanho, shounens da atualidade, ou seja, que começou nos últimos anos, seja My Hero Academia, que atualmente tem 38 volumes. Mas, até mesmo ele já anunciou que está em sua reta final. Além disso, essas franquias não dão indicativos de que terão continuações, como Dragon Ball

Por que tão curto?

Parece haver dois motivos principais para essa mudança que ocorreu nos últimos anos entre o shounen antigo e o mais atual. O primeiro é o público. Hoje em dia, as pessoas não estão mais dispostas a passar anos de suas vidas acompanhando uma mesma história, pois há tantos bons conteúdos para consumir, que ficar preso em um único material já não é mais o ideal. Mas, o segundo motivo talvez seja o de maior relevância, o cansaço dos mangakás.

Muitos mangakás já não estão mais dispostos a gastarem longos anos de suas vidas em jornadas de trabalho impossíveis, prazos sempre apertados, pressão de todos os lados e problemas de saúde cada vez maiores resultantes de todos os itens listados anteriormente. Eles preferem terminar seus mangás no auge, tanto da popularidade como de suas saúdes. Afinal, o que não falta na indústria são casos de mangakás que ficaram seriamente debilitados devido ao trabalho, ou até que morreram de exaustão. (Via CBR).

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]