Os mangás serão substituídos pelos webtoon no Japão?

Saiba mais sobre a recente popularidade dos webtoons coreanos no país.

A página do Facebook Mangas Brasil (MB) comentou sobre um artigo recente do site japonês Yahoo! News Japan, que discutia a mudança que estava ocorrendo no estilo de leitura dos quadrinhos japoneses. Segundo ambas as matérias, a forma tradicional de leitura dos mangás, com páginas de cerca de 5 ou 7 quadros, está sendo influenciada pelo estilo de leitura e escrita dos webtoons digitais, que por serem feitos para leitura online, principalmente no celular, possuem poucos quadros por páginas e em formato alongado.

O webtoon, que surgiu inspirado nos mangás, é muito forte na Coreia do Sul, mas seu foco é a publicação online, em aplicativos, e não impressa como os japoneses, além de serem coloridos e voltados para uma leitura de rolagem de tela. Para saber mais sobre as diferenças entre mangás (Japão), manhwas (Coréia) e manhuas (China), leia as seguintes matérias:

De acordo com a página MB, Mika Matsui, a editora-chefe da LINE MANGA, comentou que o webtoon está se tornando uma tendência no Japão entre os jovens e os mais velhos, na faixa de 30 anos ou mais. No entanto, essa forma de publicação de quadrinhos começou a se tornar popular muito recentemente, então, a publicação tradicional ainda é a preferida, o que não quer dizer que o webtoon não irá se expandir no país nos próximos anos. (via MB)

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]