One Piece | Eiichiro Oda explica momento controverso do arco de Wano

Oda explicou aos fãs o significado de "Kurozumi nasceu para queimar”, no arco Wano de One Piece.

One Piece
Reprodução/ Internet

Ao final do arco Wano, do mangá One Piece, aconteceu uma grande polêmica dentro do fandom da obra, devido a cena em que Kozuki Hiyori e Orochi tem seu embate final. A princesa de Wano diz ao vilão, enquanto vê ele pegar fogo: “Kurozumi nasceu para queimar“. Alguns fãs ficaram chocados, principalmente porque acreditavam que a princesa estava falando de todo o clã Kurozumi, o que incluiria pessoas que não estavam relacionadas a morte de sua família.

Após muitas discussões, interpretações diversas, e pessoas acusando a fala de instigação de ódio, Eiichiro Oda, mangaká de One Piece, explicou qual o real sentido da fala de Hiyori. Isso ocorreu no último SBS, a seção de perguntas e respostas que sai nos volumes compilados do mangá. Nela, Oda conversa com os fãs e tira suas dúvidas sobre os personagens e a história. 

No SBS do número 105 de One Piece, Oda respondeu a dúvida de um leitor japonês, que também foi a de diversos fãs de diferentes países e que gerou tantos debates e polêmicas. Afinal, a fala é: “Kurozumi nasceu para queimar“, ou “Os Kurozumis nasceram para queimar”

A polêmica do país de Wano? 

Oda afirma que a fala da personagem diz respeito apenas ao vilão Orochi e não a sua família. A frase foi criada para ser uma brincadeira com a palavra “Kurozumi“, que significa “carvão negro” e que também é o nome do clã. Mas, como no japonês muitas vezes é difícil diferenciar o singular do plural, até mesmo os leitores japoneses ficaram em dúvidas a quem a fala se referia. 

As traduções para o inglês e português também acabaram caindo no erro e traduzindo no plural, espalhando a confusão por aí. Além disso, vale lembrar que Oda revelou que a pequena Tama faz parte da família Kurozumi, e Oda deixou a cargo dos fãs a tarefa de imaginar como a personagem pode ser tratada pelos cidadãos de Wano, quando, e se, isso for descoberto. (Via ScreenRant).

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]